17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Americanas garante que não demitirá em massa

Data:

Compartilhe:

Segue a mobilização pra garantir os empregos e os direitos dos 45 mil funcionários das Lojas Americanas.

Dia 8, líderes comerciários e representantes da empresa fizeram reunião virtual com o procurador-geral Gérson Marques, do Ministério Público do Trabalho, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o secretário-executivo da Pasta, Francisco Macena da Silva.

A empresa voltou a garantir seus compromissos trabalhistas e informou que não iniciou qualquer processo de demissão em massa. Contudo, haverá reestruturações internas.

Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, avalia positivamente a reunião e a disposição da Americanas de dialogar com os sindicalistas. Contudo, alerta, nenhum plano de reestruturação foi apresentado até agora.

“Os advogados das Americanas sequer apresentaram documento alusivo a essa reestruturação. Não temos nada de concreto. Por ora, só a palavra deles”, ressalta.

A varejista entrou em recuperação judicial em janeiro, por causa de dívida superior a R$ 40 bilhões. As Americanas é uma das maiores empregadoras do País. São 45 mil funcionários diretos e centenas de milhares indiretos.

Comerciários do Rio, SP e Porto Alegre realizaram dia 3 na Cinelândia, Rio de Janeiro, ato em frente à loja da Rua do Passeio. Além de garantir direitos dos trabalhadores, os sindicalistas lutam pra manter os postos de trabalho.

Agenda – Na sexta (10), as partes voltam a se reunir com o Ministério Público do Trabalho pra discutir o processo de homologação, que deverá ser feito apenas nos Sindicatos.

“Eles garantiram que não haverá demissão em massa. Mas, caso ocorra alguma dispensa pontual, a homologação será realizada no Sindicato. O objetivo é garantir todos os direitos dos trabalhadores”, afirma Márcio Ayer.

MAIS – Acesse os sites dos Comerciários de SP, RJ e de Porto Alegre.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....