O ano de 2023 foi bom e as perspectivas para os próximos períodos são boas. É o que mostra ao Jornal do Sindicato dos Engenheiros do Estado de SP o consultor e analista político, Antônio Augusto de Queiroz (Toninho). Entrevista conduzida pela jornalista Rita Casaro.
Além do balanço positivo, ele antevê um período com chances efetivas de avanços socioeconômicos. Na sua avaliação, são positivas ainda as expectativas quanto a investimento em infraestrutura e na produção. “O governo tem consciência de que não há crescimento sem Engenharia, ciência, tecnologia e inovação. Creio que a categoria dos engenheiros terá grande valorização”, afirma.
Diretor da Consillium Soluções Institucionais e Governamentais, Toninho, como é conhecido no sindicalismo e no meio político, é graduado em Jornalismo e mestre em Políticas Públicas e Governo. Foi durante anos diretor do Diap. É autor de vários livros.
Toninho faz a síntese dos primeiros 12 meses do Governo Lula: “Pode-se dizer que o copo está mais pra cheio que pra vazio. As perspectivas, mantida essa trajetória, são muito boas”.
Avanços – Afora as medidas no campo econômico, Antônio Augusto de Queiroz cita o acerto da PEC da Transição e a superação da expectativa de que a economia seria um desastre, devido à herança bolsonarista.
Ele comenta: “Os indicadores sinalizam geração de emprego e ampliação da renda, crescimento do PIB, redução da inflação e queda nos juros”. O consultor também exalta o papel do Presidente Lula. Ele diz: “Felizmente, o Executivo tem à frente um Presidente com experiência política e capacidade de diálogo, que soube, num ambiente de adversidade, trazer o Congresso para o centro, conseguindo aprovar um conjunto de pautas. Entre elas a política de valorização do salário mínimo, a igualdade salarial entre mulher e homem na mesma função e o retorno do Programa Mais Médicos.
MAIS – Clique aqui e leia na íntegra.