Metalúrgicos dão suporte na aposentadoria

0
106

Aposentar-se deveria ser uma operação fácil junto à Previdência Social. Mas não é! O emaranhado de leis e de procedimentos burocráticos retarda e dificulta a concessão da aposentadoria: “Ainda mais quando se trata de aposentadoria especial”, observa o dr. Marcílio Penachioni, responsável pelo jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região/ Grande São Paulo.

Por causa disso, a entidade, presidida por Josinaldo José de Barros (Cabeça), voltou a centralizar o atendimento jurídico previdenciário. Isso vale pros que estão em tempo de se aposentar, a quem já se aposentou ou mesmo aos que buscam na Justiça receber diferenças do benefício.

Separe toda documentação solicitada no agendamento e leve tudo no dia do atendimento, como orienta o dr. Marcílio: “Junte todo tipo de documento que possa comprovar tempo de serviço”. Ele explica: “A Previdência nega praticamente 90% dos pedidos. Isso nos obriga a recorrer à Junta de Recursos da Previdência Social. Temos tido êxito eu diria em quase todos os recursos”.

Ainda de acordo com o advogado, a Previdência, ainda que perca no recurso, atrasa o repasse dos benefícios. “Isso nos leva a ingressar com recurso na Justiça, buscando receber os acumulados”.

PPP – Um desses documentos é o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP. Tal documento relata as condições de trabalho e dá base para a aposentadoria especial do trabalhador. Ocorre que o PPP é expedido pela empresa que, muitas vezes, agindo de má vontade, não fornece o documento. Aí o trabalhador tem que correr atrás e exigir o seu Perfil.

Persistência – Apesar de toda a burocracia da Previdência, o índice de vitória dos trabalhadores nestes requerimentos ainda é alto. Por isso, o Marcílio Penachioni incentiva que todos lutem por esse direito junto ao jurídico do Sindicato: “A aposentadoria deveria ser fácil de obter, mediante apresentação da documentação. Mas não é assim. Por isso, o acompanhamento jurídico se torna essencial”.

Atendimento – Toda quinta e sexta, das 9 às 17 horas, na sede, à rua Harry Simonsen, 202, 1º. andar, Centro, Guarulhos. Com a dra. Sandra Gomes Joaquim. Agendar pelo (11) 2463.5300.

Grátis – O atendimento jurídico é gratuito aos associados e dependentes.

MAIS – Informações no site do Sindicato Siga nas redes sociais: @metalurgicosguarulhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui