As Centrais Sindicais lançaram nesta quinta (28), dia de homenagem às vítimas de acidentes de trabalho, manifesto para que a sociedade reflita sobre a violência no mundo do trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras.

O documento cita que o Brasil passa por um dos momentos mais difíceis da história, desde a redemocratização do País. O elevado índice de inflação dos alimentos, combustíveis e energia elétrica, somado à taxa recorde do desemprego, tem levado à classe trabalhadora a exposição de riscos de adoecimento e morte decorrente do trabalho.

O manifesto destaca ainda que neste Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e também Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é preciso lembrar as vítimas em acidentes, por doenças ocupacionais e outras relacionadas ao trabalho.

Mortes – Segundo informações de 2022 da OIT, os acidentes de trabalho causam mais mortes do que qualquer conflito bélico. São quase dois milhões de pessoas que morrem todos os anos de causas relacionadas ao trabalho. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking internacional de países que mais registram mortes decorrentes do trabalho.

É neste cenário tão adverso que o Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora reafirmou seu compromisso em defesa da vida da classe.

MAIS – Clique aqui e veja a íntegra do Manifesto das Centrais Sindicais.