Walter dos Santos é presidente do Sindicato dos Comerciários de Guarulhos e Região

O Sindicato dos Comerciários de Guarulhos conquistou importante vitória para os empregados do varejo na cidade. Os salários terão reajuste de 4,89% a partir de 1º de outubro de 2020. A Convenção Coletiva válida para 2020 e 2021 foi assinada nesta segunda, 7, e terá efeito retroativo a outubro.

De acordo com a entidade, este acordo beneficia cerca de 65% da categoria. Agora, as negociações seguem com os setores de supermercados, revenda de veículos, material de construção e atacadista.

Presidente do Sindicato, Walter dos Santos explica que as negociações foram difíceis, mas o resultado foi um grande avanço para os trabalhadores. Ele diz: “Após muita resistência do sindicato patronal, conseguimos manter os direitos conquistados em anos anteriores e obtivemos aumento real”.

Convenção – Ficaram mantidos direitos como a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), adicional de insalubridade, garantia de emprego a gestante, estabilidade de empregado que retorna de auxílio-doença, entre outros benefícios. O salário médio de admissão também subiu e agora passa a ser de R$ 1.591,00.

Para o presidente dos Comerciários, os trabalhadores merecem o reconhecimento e a manutenção de seus direitos. “Demonstramos que os comerciários já pagaram uma conta muito alta em razão da pandemia. É preciso reconhecer o esforço deles”, avalia Walter.

Mais – Acesse o site dos Comerciários de Guarulhos.