Corte salarial fortalece mobilização pra greve dos metroviários de SP

Categoria defende manutenção dos direitos contidos no Acordo Coletivo

Trabalhadores metroviários de São Paulo devem entrar em greve nesta terça (28), contra corte de salários e direitos promovidos pela empresa. A paralisação será ratificada nesta segunda, 27, em assembleia, após audiência no Tribunal Regional do Trabalho – TRT.

Em Campanha Salarial, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo tenta, sem sucesso, negociar com a empresa a manutenção de direitos contidos no Acordo Coletivo da categoria. A data-base dos metroviários é 1º de maio.

A gota d’água, segundo a entidade, teria sido mensagem eletrônica aos funcionários quase à meia noite de quinta, 23, informando o corte de 10% nos salários.

Instransigência – Wagner Fajardo, coordenador-geral do Sindicato, afirma que o Metrô não demonstra disposição em negociar. Ele conta: “O Metrô manteve intransigência e nos pegou de surpresa ao anunciar a redução salarial de toda a categoria. Além disso, a empresa não tem feito propostas ao Sindicato, mas no Tribunal do Trabalho ou direto pra categoria”.

Segundo Fajardo, a MP 936, do Governo Federal, que prevê redução de salário proporcional à redução de jornada de trabalho, não se aplica aos metroviários das linhas estatais, pelo fato de o Metrô de São Paulo ser de economia mista, não privada.

Crise – Para reduzir salários e direitos, a companhia alega crise financeira e diminuição da demanda ante à pandemia da Covid-19. O Sindicato rebate a alegação e pede ainda o corte dos “supersalários” da companhia, principalmente da diretoria. “Seriam em torno de 400 funcionários nesta situação”, diz em nota.

Assembleia – Será realizada de forma virtual, das 19 às 21 horas, pelo site da entidade.

Mais – Acesse o site Sindicato dos Metroviários de SP.