Crise mostra importância dos serviços públicos e do SUS

0
402

Rene Vicente é diretor do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e preside a seção paulista da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Sua categoria agrega os trabalhadores em saneamento – atividade essencial. Ele falou na live da Agência Sindical na terça (23).

O Sintaema cobra do governo estadual testes em massa para os trabalhadores. A categoria, cuja data-base é 1º de maio, conseguiu prorrogar a Convenção Coletiva por três meses.

O dirigente defende o pagamento do Auxílio Emergencial de R$ 600,00 até dezembro a desempregados, MEIs e informais. Relembra: “Bolsonaro só queria dar R$ 200,00”.

Veja os principais trechos:

Sabesp – “Durante a pandemia, a categoria manteve o abastecimento regular. Algumas atividades foram suspensas, como leitura do consumo e corte de abastecimento”.

Direitos – “Não conseguimos negociar devido à pandemia. Mas prorrogamos o acordo coletivo por três meses. Afastamos os trabalhadores do grupo de risco”.

Proteção – “Queremos testes em massa pra todos os trabalhadores essenciais. Inclusive, fizemos ato com metroviários e eletricitários pra cobrar do governador Doria um posicionamento em relação a testes e EPIs.”

Reconversão industrial – “O Brasil é o País que menos tem feitos testes. Na causa disso está a desindustrialização, que dificulta um programa de reconversão industrial pra produzir testes e máscaras. Seria a alternativa para termos testes mais baratos”.

Atuação – “A luta é pra que o Auxílio Emergencial de R$ 600,00 chegue aos trabalhadores. A unidade e a pressão popular podem garantir a prorrogação do Auxílio”.

Retomada – “Houve uma pressão muito grande para reabrir o comércio. Isso também é resultado da falta de assistência do governo. Pequenos empresários não têm como se manter. O resultado disso são 10 milhões de acordos assinados reduzindo a renda ou suspendendo contratos de trabalho”.

SUS – “A pandemia mostrou a importância dos serviços públicos. O SUS (Sistema Único de Saúde) já salvou milhares de vidas. Queremos o SUS como um sistema universal pra toda a população”.

Plenária – “A CTB Nacional realizou a primeira plenária virtual dia 20. Tivemos a presença do governador do Maranhão Flávio Dino, de Ciro Gomes e do deputado Orlando Silva. O documento aprovado reforça a defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora”.

LIVE – Clique aqui e assista à entrevista na íntegra.