17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

CUT realiza Congresso e aponta rumos da luta

Data:

Compartilhe:

Irá de quinta a domingo (19 a 22) o 14º Congresso Nacional da CUT. Local é o Expo Center, Zona Norte da Capital, SP. O atual presidente, metalúrgico Sérgio Nobre, deve ser reeleito.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a CUT possui 2.488 entidades filiadas. No que diz respeito à sindicalização, a Central agrega 30,02% dos sindicalizados. Sua base abrange perto de 8 milhões de trabalhadores.

Tradicionalmente, o Congresso da Central Única debate e delibera acerca de políticas que vão nortear as próximas lutas dos trabalhadores. O tema deste Concut é “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”.

O evento também celebrará os 40 anos da entidade, completados em agosto. A organização espera reunir cerca de duas mil pessoas – delegados sindicais de todos os Estados e ramos, afora observadores e lideranças nacionais e internacionais.

Para Sérgio Nobre, “o processo do Congresso e o debate interno fortalecerão a Central nos desafios de garantir à classe trabalhadora vez e voz na construção de uma sociedade mais justa, que supere as desigualdades sociais, com geração de empregos e mais direitos”.

“Ao realizar o 14° Concut, no ano em que nossa Central celebra 40 anos de lutas e conquistas, reafirmamos o compromisso de continuar batalhando na defesa intransigente dos interesses da classe trabalhadora”, afirmou o presidente.

Produções – Sexta, às 19 horas, haverá lançamento de publicações da CUT. Tais como o E-book 40 anos, o teaser do documentário sobre as quatro décadas da Central, a revista desta celebração, produzida pela CUT do DF, e o teaser do vídeo comemorativo produzido pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT DF.

Será transmitido, ainda, curta-metragem sobre a chamada transição energética justa, debate que está sendo feito por Sindicatos e movimentos populares do mundo todo, e que visa colocar o trabalhador no centro da pauta ambiental.

Mística – Momento cultural que ocorre sempre no início de eventos, encontros, mobilizações, e busca fazer a conexão entre a arte e a realidade. A proposta é inspirada em Paulo Freire, defensor de que a formação deve partir da vivência e, com isso, ganhe “corações e mentes”.

As místicas de todos os dias do Congresso terão como tema básico os 40 anos da CUT. “É um momento de encantamento entre realidade, reflexão e ação. A ideia é fazer a reflexão que aponte para a ação”, observa a secretária Nacional de Formação, Rosane Bertotti.

MAIS – Confira aqui a programação do 14º Concut.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....