Diretores do Sindicato dos Comerciários de SP, Josimar de Andrade e Maria das Graças da Silva Reis participaram, entre os dias 6 e 9 de dezembro, da Conferência Global do Setor de Comércio da UNI. A atividade realizada a cada quatro anos, aconteceu em Atlanta, capital do estado da Geórgia (EUA).
Sob o mote “Os trabalhadores do comércio se levantam! Um movimento global para o nosso tempo”, o evento discutiu os desafios enfrentados pela categoria globalmente, entre eles, combate à precarização, o fortalecimento sindical na construção de acordos globais e modificações nas legislações para que o comércio eletrônico seja considerado parte do setor.
“Assim é possível garantir que os trabalhadores do setor tenham os mesmos direitos dos demais comerciários”, afirmou Josimar de Andrade.
Mathias Bolton, chefe da UNI Commerce afirma que a pandemia transformou o comércio de muitas maneiras, destacando a importância dos trabalhadores do varejo de alimentos essenciais.
Segundo ele, o isolamento social acelerou um setor já crescente. “Mais do que tudo, mostrou como os sindicatos são importantes não apenas na busca por empregos mais seguros e salários decentes, mas também por um setor justo e mais sustentável”, garante chefe da UNI Commerce .
Com informações da UGT