O deputado federal Nereu Crispim (União-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, ajuizou ação civil pública reivindicando a suspensão imediata do aumento abusivo no preço dos combustíveis.
A informação é do portal Congresso em Foco.
Segundo a reportagem, a denúncia do parlamentar é que o aumento baseado em índices estrangeiros é vedado pela legislação brasileira. Isso caracteriza atentado à ordem econômica e aos direitos fundamentais do consumidor.
Segundo o deputado Nereu, esse aumento nos combustíveis é uma facada nos caminhoneiros e há omissão do Poder Executivo perante a população. “O presidente tem a caneta pra dar uma solução definitiva e não faz. Se omite de sua responsabilidade, tentando sempre imputar a terceiros a solução”, afirma.
“A classe se sente traída porque acreditou nas promessas do presidente, quando o candidato Bolsonaro declarou em vídeo antes das eleições de 2018 apoio às reivindicações dos caminhoneiros”, ressalta o parlamentar.
Impactos – O aumento do combustível trará um grande impacto em toda a cadeia produtiva. E essa influência pode ser vista, principalmente, nos alimentos. “O repasse será garantido. O aumento é, provavelmente, o maior realizado de uma só vez.
O preço do diesel influencia diretamente o custo do transporte das cargas. É inevitável o repasse”, afirma o economista do Dieese, Rodolfo Viana.
MAIS – Inflação dispara e é a maior desde 2015. Acesse.