32 C
São Paulo
terça-feira, 10/09/2024

Demissões na Mercedes é reflexo da falta de política industrial

Data:

Compartilhe:

O anúncio de demissão de 3.600 trabalhadores feito pela Mercedes um dia antes do feriado de 7 de setembro reflete a polícia economia adotada pelos governos Temer e Bolsonaro. É o que diz o coordenador da subseção DIEESE no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luís Paulo Bressiani.

“A postura da montadora é um movimento natural diante do cenário econômico que o país atravessa. Em 2014, tínhamos uma expectativa de produção de 5 milhões de unidades por ano, hoje temos uma situação na qual muitas fábricas estão com produção ociosa. Isso faz com que as empresas queiram demitir pessoas e fechar fábricas”.

TERCEIRIZAÇÃO – para Luís a terceirização de postos de trabalho é outro efeito das políticas econômicas adotas desde 2015.

“A política de incentivo, especialmente de produtos automotivos, faz com que a terceirização seja cada vez mais crescente na indústria automobilista”.

“Não diria que o setor vive uma crise, mas a terceirização gera a diminuição de renda e do poder de compra das famílias. Isso faz com que o consumo diminua o que resulta na queda da produção. Esse ciclo é fruto da falta de uma política economia voltada para a indústria nacional”.

REUNIÃO – na próxima terça (13), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC terá uma reunião com os diretores da empresa para tentar reverter as demissões.

“A uma assimetria de poder que temos de combater. O governo diz que a Covenção Coletiva é o que vale, mas fortalece as empresas com incentivos ao mesmo tempo que enfraquece os Sindicatos”, ressalta Luís.

CENTRAIS – O anúncio dos cortes gerou repúdio geral. As Centrais Sindicais se unem contra os cortes. Força e CNTM afirmam em Nota: “Repudiamos a postura da empresa, desumana em relação aos trabalhadores e suas famílias e irresponsável perante as necessidades do País”.

Conteúdo Relacionado

Sindicato distribui Boletim de esquenta da Campanha Salarial

Até sexta, todas as bases no Estado estarão cobertas pelo boletim do Sindicato. O Transporte Forte chega à categoria fazendo forte apelo aos patrões...

Na Folha, Fepesp repudia elitismo

Presidente da Federação dos Professores (Fepesp), Celso Napolitano publica na Folha de S. Paulo da terça (10), página A4, artigo de combate ao preconceito...

Da Rússia, Miguel fala à Agência

Na tarde de domingo (8), a Agência Sindical conversou com o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Ao jornalista João Franzin ele falou das...

Sindicalismo da Alimentação cresce na UGT

Sete Sindicatos da Alimentação filiaram-se à União Geral dos Trabalhadores em 30 de agosto. Agora, no Estado de SP, são nove filiados, que representam...

Sindicato convida para Seminário de Segurança e Saúde, dia 20

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realizará o 29º Seminário de Segurança e Saúde dos Trabalhadores. Será dia 20 de setembro (sexta),...