19.9 C
São Paulo
domingo, 12/01/2025

Cresce luta pela aplicação do Piso da Enfermagem

Data:

Compartilhe:

A sexta (9) marcou o Dia Nacional de Mobilização pró-revogação da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Dia 4, ele suspendeu a Lei 14.434/22, que cria o Piso da Enfermagem. As entidades também recorrem ao Judiciário.

Os atos ocorreram no mesmo dia que os ministros do STF dariam início à votação virtual que decidirá sobre a liminar. Votação termina dia 16.

O Supremo admitiu a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde como amicus curiae na ADI 7.222. “Buscaremos a reversão. Os impactos financeiros foram discutidos no Congresso Nacional. A implementação é viável”, diz Valdirlei Castagna, presidente da CNTS.

As Federações FETESSNE, FNE e o Conselho Federal de Enfermagem também foram admitidos pelo Supremo.

RUA – “A Enfermagem está na rua hoje, em todo Brasil, porque o ministro Barroso decidiu suspender uma Lei Constitucional aprovada de forma unânime no Senado e na Câmara”, afirma James F. Pedro dos Santos, presidente do Coren-SP.

LOCAIS – Manifestações em SP, Curitiba, Campo Grande, RJ, Brasília, Fortaleza, outras Capitais e grande número de cidades de todos os portes, pelo Interior.

Solange Caetano, dirigente da Federação Nacional dos Enfermeiros e coordenadora-adjunta do Fórum dos profissionais, diz: “Manter a lei do Piso é questão de justiça. São 60 anos de luta”.

DECISÃO – Barroso, em decisão monocrática, suspendeu o pagamento do Piso da Enfermagem e enviou o caso ao plenário. Deu 60 dias pra que Estados, Municípios, e entidades privadas expliquem o impacto econômico da nova legislação. A liminar, a pedido da Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços, não questiona a constitucionalidade do Piso da Enfermagem.

TAMANHO – O Brasil tem mais de 2,6 milhões de trabalhadores no setor: 642 mil Enfermeiros, 1,5 milhão de Técnicos, 440 mil Auxiliares e 440 Parteiras.

MAIS – COREN-SPCOFEN e CNTS

Conteúdo Relacionado

MST plantará 100 milhões de árvores

MST quer plantar 100 milhões de árvoresO Movimento dos Sem Terra (MST) tem um lado ecológico que nem sempre aparece. Os assentados já colocam...

Ano deve ser da comunicação sindical, diz Vargas

Não só Lula está preocupado com a comunicação. Nosso mais experiente consultor sindical, João Guilherme Vargas Neto, abre o ano com o artigo “Comunicação...

Professor Corrêa mostra otimismo

Entrevista de Rita Casaro, para o Jornal dos Engenheiros, do Sindicato da categoria no Estado de São Paulo.O Brasil fechou 2024 e entrou no...

Sindicalistas presentes em ato pela democracia

Quarta, 8, aconteceu em Brasília o Abraço da Democracia. Houve ampla participação do movimento sindical. Dirigentes de diversos setores estiveram no Palácio do Planalto...

Jornal mostra Engenharia antenada e engajada

Saiu a nova edição do Jornal do Engenheiro, do Sindicato da categoria no Estado de São Paulo. O primeiro informativo do ano antecipa a...