A Federação dos Professores de São Paulo (Fepesp) realizou neste sábado, 12 de fevereiro, a 12ª edição do seu Conselho de Entidades Sindicais, o Consind. Foi discutida a atuação da representação sindical e atualizada a estrutura de sustentação financeira da entidade.

O Consind apenas está abaixo do Congresso da entidade. “Desde a sua formação em 1986 e sua fundação em 1988, a Fepesp pratica a isonomia de participação de todos os sindicatos que a compõem”, disse Celso Napolitano, presidente da Federação, na abertura.

A Fepesp representa cerca de 80% dos professores e 40% dos auxiliares de administração escolar nas escolas particulares do Estado de SP. “Todas as nossas decisões sempre foram adotadas por consenso entre os Sindicatos integrantes”, explica Celso Napolitano.

Programação – O consultor sindical João Guilherme Vargas Netto participou do Consind e discutiu a atual conjuntura político-sindical. Ele falou também sobre a Conclat: “Será uma ação importante pelo restabelecimento entre o Movimento Sindical e a sociedade”.

Também esteve no Conselho o Secretário sindical estadual do PCdoB, Vânius de Oliveira. Ele citou a capacidade de organização dos trabalhadores, que deve refletir nas eleições presidenciais. “Estamos iniciando um ano muito importante na luta sindical”, afirmou.

Conclusão – O Consind terminou com a adoção de um modelo de contribuição distribuído em faixas de participação financeira. Os Sindicatos com maior capacidade financeira concordaram em assumir a maior parte do custo da Federação, favorecendo a participação dos mais vulneráveis. “Essa decisão é um verdadeiro marco na nossa história”, conclui Celso Napolitano.

MAIS – Acesse o site da Federação dos Professores de São Paulo.