Terça (22), três ex-ministros da Saúde, representantes da Fiocruz, da Federação dos Químicos da CUT (Fetquim) e da Força (Fequimfar), além de setores patronais, participaram de reunião ampliada do grupo de transição do governo Lula para a área da saúde. Em pauta a retomada do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS).
O CEIS é caracterizado por setores industriais da base química e biotecnológica, como os fármacos, medicamentos, imunobiológicos, vacinas, hemoderivados e reagentes, e também da base mecânica, eletrônica e de materiais.
Esses setores se relacionam com os serviços de saúde em dinâmica permanente de interdependência e de interação com a sociedade e o Estado, na busca de oferta de serviços e produtos.
De acordo com o coordenador-político da Fetquim, Airton Cano, o campo é extenso e por isso é preciso debater ações. “A produção em saúde envolve um amplo espectro de atividades industriais, daí a importância de discutirmos ações conjuntas via CEIS”, afirma o dirigente.
Equipe – A equipe de transição não tem prerrogativa de tomar decisões, mas identifica pontos sensíveis e medidas necessárias para embasar decisões do novo governo.
MAIS – Site da Fetquim.