17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Força-tarefa deve investigar acidente da Multiteiner Osasco

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, na Grande São Paulo, propôs força-tarefa para apurar causas e responsabilidades do acidente que matou nove pessoas e feriu outras 37 na Multiteiner, em Itapecerica da Serra, em 20 de setembro passado.

A ação conjunta deve ser integrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Presidente do Sindicato, Gilberto Almazan, o Ratinho, explica que, na próxima semana, os sindicalistas devem se reunir com representantes da Cetesb e do Ministério do Trabalho para tratar da iniciativa. “O objetivo é que sejam tomadas atitudes mais contundentes em benefício das vítimas e seus familiares e, claro, para a segurança de todos os trabalhadores da empresa”.

Quinta (15), Almazan, o secretário-geral João Batista, o diretor Marcelo Mendes e o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente, participaram de reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em São Paulo.

Recebidos pelo Superintendente Marcus Alves Melo; o chefe da Fiscalização Trabalhista, Antonio Fojo; e o chefe da Seção de Segurança do Trabalho, Guilherme Besse Garnica, os dirigentes apontaram falhas no relatório apresentado pela Pasta.

Segundo Almazan, a inconsistência prejudica vítimas, familiares e demais trabalhadores. Ele diz: “O relatório está incompleto. Faltam informações importantes, que farão diferença para as vítimas e seus familiares na hora de buscar por seus direitos”.

Diesat e Força – Secretário de Saúde e Segurança do Trabalhador da Força Sindical, Luis Carlos de Oliveira (Luisinho), e o presidente do Diesat, Edison Flores, também participaram da reunião.

Para Aparício Clemente, as entidades podem auxiliar na discussão sobre os rumos a seguir. “Ambas têm condições de propor direções para que esta teia de irregularidades seja desfeita de uma vez por todas”, enfatiza.

Debate – Na próxima quinta (22), Guilherme Besse Garnica participa, representando a Superintendência Regional do Trabalho, do 44º Ciclo de Debates, promovido pelo Sindicato, na subsede de Taboão da Serra, a partir das 18h30. Além dele, Pedro Torinho, presidente da Fundacentro, confirmou presença.

O encontro vai discutir ações de prevenção aos acidentes do trabalho, de combate ao assédio, além de mudanças na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios).

MAIS – Acesse o site dos Metalúrgicos de Osasco.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....