As Centrais Força, UGT e CSB se manifestaram nesta segunda (17) em repúdio à violência indiscriminada que ocorre na Faixa de Gaza. O local, palco de conflitos entre israelenses e palestinos, é preocupante.

O documento das entidades cobram investigação e punição aos responsáveis pelos ataques violentos que estão matando milhares de pessoas todos os dias.

Ao fim, a Nota das Centrais pede por um processo de paz, baseado na tolerância, democracia e diálogo.

Leia abaixo a íntegra.

Nota sobre conflito entre Palestinos e Israelenses

A Força Sindical, a UGT (União Geral dos Trabalhadores) e a CSB (Central Sindical de Brasileiros) manifestam profunda preocupação e repudiam a violência indiscriminada que esta acontecendo n conflito entre Israelenses e Palestinos, na Faixa de Gaza.

É preocupante, principalmente , a violência desproporcional de Israel contra os Palestinos, que tem deixado centenas de mortos, dezenas de feridos e desabrigados, sendo a grande maioria do lado Palestino.

Consideramos que tudo e qualquer ataque violento indiscriminado contra crianças, civis e os trabalhadores, viola o direito internacional, e deve ser devidamente investigado, e os responsáveis rigorosamente punidos de acordo as normas e leis estabelecidas em nível nacional e internacional.

Fazemos um apelo para que a ONU e a comunidade internacional exerçam ao máximo sua influência diplomática que permitam um imediato cessar fogo na região, e contribuam de forma clara e efetiva para um processo de paz, que assegure a dignidade, a segurança, a justiça social, a paz e o desenvolvimento sustentável para um Estado da Palestina, o Estado de Israel, e essa região do oriente médio.

Ressaltamos o importância de um processo de paz, baseado na tolerância, democracia e diálogo permanente.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical
Ricardo Patah, presidente da UGT