Sindicatos de Frentistas espalhados por todo o País estão firmes na luta das campanhas salariais. Apoiados pela Federação Nacional da categoria (Fenepospetro), três entidades garantiram na última semana o reajuste em salários e benefícios.

O primeiro a conquistar acordo com o setor patronal foi o Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro. Os trabalhadores da Capital recebem reajuste de 10,54% nos salários. Já o vale-alimentação teve aumento real, com 17,40%. A data-base é 1º de março.

O presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Luis Pinto Neto, que também preside a Fenepospetro, afirma: “Ante o quadro econômico e político do País, considero bom o acordo, porque repõe no salário as perdas da inflação e traz aumento real no vale-alimentação. É uma vitória do Sindicato e, principalmente, da categoria”.

Já no Mato Grosso, o Sindicato encerrou a campanha salarial com reajuste de 10,16% no salário e vale-alimentação. “A negociação não foi nada fácil. O patronal não queria repor a inflação do período, queriam tirar algumas cláusulas da Convenção, mas não deixamos. De um lado os patrões, que não querem pagar o certo, do outro nós, do Sindicato, lutando pelo trabalhador”, explica Jucelino Porcino, presidente do Sinpospetro-MT.

Enquanto isso, em Minas Gerais, o Sindicato dos Frentistas de Belo Horizonte e Região garantiu o Acordo Coletivo após mais de cinco meses da data-base, em 1º de novembro. Os salários e a cesta-básica terão reposição inflacionária de 11,08%. Além disso, subiu a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), que agora passa a ser de R$ 400,00.

Campanhas – Outros Sindicatos seguem em campanha salarial. Em São Paulo, as negociações são conduzidas pela Federação Estadual dos Frentistas (Fepospetro-SP).

Eusébio Luis Pinto Neto ressalta: “Muitos companheiros já conquistaram seu reajuste. Mas ainda temos trabalhadores na luta. Portanto, a categoria deve permanecer unida”.

MAIS – Acesse o site da Fenepospetro.