24.4 C
São Paulo
domingo, 8/12/2024

FUP critica aparelhamento na Petrobras

Data:

Compartilhe:

Divulgada a lista de indicados pra compor o Conselho de Administração da Petrobras. O anúncio, segunda (1), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem gerado indignação e preocuapção no sindicalismo.

Isso porque, dos sete membros da União no Conselho, mais o presidente da estatal Jean Paul Terra Prates, quatro indicações pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD/MG) são de nomes ligados ao bolsonarismo.

Privatistas – A Federação Única dos Petroleiros manifesta preocupação. “São nomes ligados ao bolsonarismo e a favor de privatizações”, alerta seu coordenador-geral, Deyvid Bacelar.

A transparência no processo de indicação também é questionada pela FUP, uma vez que “o ministro de Minas e Energia elaborou sua lista sem discussão prévia”.

Cabo de guerra – De um lado, o governo e a defesa de uma Petrobras estatal e fortalecida. Do outro, um provável Conselho Administrativo com perfil majoritariamente privatista. No meio, os trabalhadores.

Segundo Dayvid, há altos riscos de que o novo Conselho imponha obstáculos para o cumprimento de programa de governo Lula, que inclui mudanças na política de preços de combustíveis, na sistemática de dividendos e fim da privatização da Petrobras.

Punhalada – Em entrevista ao jornalista Luís Nassif, o sindicalista opina que Silveira “deu uma punhalada nas costas do presidente Lula” e “cagou na cabeça” do ministro Rui Costa, da Casa Civil, contrário às indicações privatistas.

Os nomes ainda vão passar por análise do comitê de pessoas da empresa. Depois, serão submetidos a assembleia de acionistas marcada para abril.

Na avaliação do dirigente, a política de preços da Petrobrás só mudará se o presidente Lula indicar um Conselho efetivamente nacionalista.

MAIS – Acesse o site da FUP.

Conteúdo Relacionado

Semifinal do Futsal vai movimentar o Clube dos Metalúrgicos domingo

Faltam apenas dois domingos para o campeão do 18º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região ser conhecido. Semifinal acontece neste domingo,...

Vigilantes de todo o Brasil se reúnem em SP

A vigilância privada seguia lei de 1983. Lei 7.102. Porém, de lá até hoje, o setor mudou muito e precisa operar em novas condições...

Metalúrgicos veem avanços nas negociações

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP fechou acordos coletivos com a maioria dos Grupos patronais, beneficiando as bases dos 54 Sindicatos. Em...

Greve na PepsiCo fortalece redução da jornada

Acordo durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, na tarde desta segunda (2/11), pôs fim à paralisação de oito dias na...

Jornal do Engenheiro debate demandas da categoria

Já circula a 585ª edição do Jornal do Engenheiro, do Sindicato da categoria no Estado de SP. Informativo digital aborda o cenário da construção...