22.9 C
São Paulo
quarta-feira, 17/07/2024

FUP critica aparelhamento na Petrobras

Data:

Compartilhe:

Divulgada a lista de indicados pra compor o Conselho de Administração da Petrobras. O anúncio, segunda (1), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem gerado indignação e preocuapção no sindicalismo.

Isso porque, dos sete membros da União no Conselho, mais o presidente da estatal Jean Paul Terra Prates, quatro indicações pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD/MG) são de nomes ligados ao bolsonarismo.

Privatistas – A Federação Única dos Petroleiros manifesta preocupação. “São nomes ligados ao bolsonarismo e a favor de privatizações”, alerta seu coordenador-geral, Deyvid Bacelar.

A transparência no processo de indicação também é questionada pela FUP, uma vez que “o ministro de Minas e Energia elaborou sua lista sem discussão prévia”.

Cabo de guerra – De um lado, o governo e a defesa de uma Petrobras estatal e fortalecida. Do outro, um provável Conselho Administrativo com perfil majoritariamente privatista. No meio, os trabalhadores.

Segundo Dayvid, há altos riscos de que o novo Conselho imponha obstáculos para o cumprimento de programa de governo Lula, que inclui mudanças na política de preços de combustíveis, na sistemática de dividendos e fim da privatização da Petrobras.

Punhalada – Em entrevista ao jornalista Luís Nassif, o sindicalista opina que Silveira “deu uma punhalada nas costas do presidente Lula” e “cagou na cabeça” do ministro Rui Costa, da Casa Civil, contrário às indicações privatistas.

Os nomes ainda vão passar por análise do comitê de pessoas da empresa. Depois, serão submetidos a assembleia de acionistas marcada para abril.

Na avaliação do dirigente, a política de preços da Petrobrás só mudará se o presidente Lula indicar um Conselho efetivamente nacionalista.

MAIS – Acesse o site da FUP.

Conteúdo Relacionado

Bancários e Fenaban debatem pauta

O Comando Nacional dos Bancários participa da quarta reunião com a Federação dos Bancos. Data-base da categoria é 1º de agosto.As duas próximas rodadas...

CTB destaca emprego formal

O informativo digital da Central CTB de terça, 16, destaca o crescimento da busca pelo emprego formal. A taxa de desemprego no Brasil, hoje,...

Lançada a nova “Cresce Brasil”

“Cidades Inteligentes”. Esse é vetor da revista "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento", lançada segunda (15), no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São...

Termina o Futebol, começa o Futsal

Terminou domingo, 14, o 27º Campeonato de Futebol do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Participaram do certame 26 equipes e cerca de...

Engenheiros lançam nova revista

“Cidades Inteligentes”. Esse tema é central na revista do "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento", que será lançada hoje (15), às 15 horas, no...