O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realiza o 26º. Campeonato de Futebol da categoria. Participam 28 equipes. A final acontece dia 16 de abril.
Domingo é dia de bola. Por volta das 8 da manhã, começam a chegar diretores do Sindicato, jogadores, comissões técnicas e torcedores. A bola vai rolar até as 16 horas no gramado sintético, tinindo de novo, do campo no Clube da entidade, no Parque Primavera – uma área de sete alqueires.
O presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) comenta: “O futebol é esporte que atrai os jovens. Nosso Campeonato abre portas pra juventude e aproxima a entidade da massa mais jovem, que hoje é maioria no chão de fábrica”. Pra participar, é necessário ser sindicalizado.
Os boleiros metalúrgicos se conhecem porque pertencem à mesma categoria profissional e também devido à várzea, onde se joga de janeiro a dezembro. É o caso do goleiro Josimar, da Tecfil, bom pegador de pênalti. Ele diz: “A várzea me formou e me ensinou muitos macetes”.
Os times levam na camisa o nome das fábricas. Mas o Amigos Metalúrgicos é diferente, porque reúne atletas de várias empresas. Cabeça explica: “Tem fábrica pequena onde não dá pra formar time. Como um boleiro conhece o outro, eles acabam se juntando. O time não é do Sindicato. A própria equipe se formou”. O Amigos passou para as quartas de final.
Retorno – A pandemia interrompeu o esporte da entidade. “Teve Campeonato nosso com 74 times”, lembra José Pedro da Silva (Carioca), que já jogou bola e também apitou jogos. Ano que vem, o número de equipes deve aumentar, prevê o Departamento de Esportes, que organiza as competições.
Informações – Ligue 2463.5300, com o diretor Ricardo Pereira ou na Secretaria da entidade.
MAIS – Acesse o site dos Metalúrgicos e acompanhe a cobertura dos jogos.