17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Instalada Frente da Infraestrutura em SP

Data:

Compartilhe:

O descaso da Enel, que deixou meia São Paulo no apagão, gera onda de protestos e iniciativas, buscando enfrentar o problema do abastecimento de energia. Ao mesmo tempo, põe na berlinda as privatizações a toque de caixa.

Uma dessas iniciativas ocorreu na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP, dia 7, com a instalação da Frente Parlamentar Municipal de Infraestrutura e Engenharia, sob presidência do vereador Eliseu Gabriel (PSB) – que coordenou os trabalhos.

Participaram ainda os vereadores André Santos (Republicanos), João Ananias (PT) e Jussara Basso (PSOL). Também compôs a Mesa o presidente do Sindicato, Murilo Pinheiro, que propôs a iniciativa. Murilo diz: “É uma honra receber a abertura da Frente Parlamentar de Infraestrutura e Engenharia. Parabenizo a Câmara. Essa discussão inclui saneamento, meio ambiente, transporte, energia e muitas outras questões de real importância pra cidade de São Paulo”.

Murilo lembrou que o apagão iniciado sexta (3) já durava cinco dias. “Quando era estatal, pra passar energia, tinha que limpar a rede, fazer poda, manutenção, um trabalho imenso, que não foi feito agora. Na privatização demitiram 37% dos empregados, enquanto a Enel dobrou o faturamento. É preciso responsabilizá-la”, afirmou. O presidente dos Engenheiros observa: “Se não deu certo, tem que devolver pro Estado. A população está sofrendo.” O dirigente foi categórico: “A Sabesp é a mesma coisa. Vendê-la será ainda pior.”

Vereadores

Eliseu Gabriel salientou: “A cidade se tornou essa potência por conta dos investimentos públicos em infraestrutura, gerando grandes oportunidades de trabalho. Isso parou de uns anos pra cá”. O apagão é indefensável. Eliseu acusa falta de manutenção. Também criticou a proposta do governo paulista de privatizar a Sabesp. Ele alerta sobre o que ocorreu no Rio de Janeiro, cuja companhia de saneamento, Cedae, foi fatiada, deixando como saldo o aumento de 300% nas contas.

André Santos, indicado presidente da Frente Parlamentar, destacou a importância da participação popular pra “melhorar nossa ação junto à Câmara e à cidade”. E frisou: “Estamos aqui pra dar apoio, por uma Frente Parlamentar atuante de onde possa surgir um relatório forte, ideias e até projetos de lei para tornar nossa cidade e infraestrutura cada vez melhores”.

Também indicada como vice, Jussara Basso enfatizou a iniciativa. Segundo ela, a Capital não está preparada pra enfrentar as mudanças climáticas, não têm “asfaltamento ecológico”, além de enfrentar outros problemas gigantes de infraestrutura. “Precisamos tratar a cidade melhor e olhar iniciativas corretas, ecológicas, de urbanização pra que seja melhor o futuro de nossos filhos”, concluiu.

O vereador Coronel Salles (PSD) e João Ananias são os secretários da Frente Parlamentar indicados. O parlamentar petista lembrou o crescimento desordenado da Capital, com impactos gerais sobre a vida das pessoas. O Plano Diretor aprovado recentemente agrava esse quadro.

“É importante a cidade crescer com qualidade e infraestrutura”, frisou Ananias. Na sua ótica, a privatização do setor elétrico e o apagão na Capital revelam as consequências da falta de estudos pra embasar decisões. Após as falas dos parlamentares, Eliseu Gabriel declarou oficialmente instalada a Frente Parlamentar e leu o regimento interno.

Soluções – Será secretário executivo o assessor especial do Seesp, Carlos Hannickel. Ele comenta: “O Sindicato não atua só nas reivindicações, mas como polo de debates e construção da engenharia social e cidadã, comprometida com o objetivo técnico e de atender a população.”

Ao final, sindicalistas e profissionais da categoria agregaram suas contribuições e propostas à Frente Parlamentar. Entre os engenheiros, o ex-secretário de Estado dos Transportes e professor da Universidade Mackenzie, Dario Rais Lopes.

MAIS – Site do Seesp – www.seesp.org.br ou Gabinete Eliseu Gabriel ramal: (011) 3396.4403 / 3396.4293 / 3396.4514 / 3396.4682 / 3396.5054

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....