12.8 C
São Paulo
sábado, 14/06/2025

Instituto Lula preserva memória e dialoga com sociedade

Data:

Compartilhe:

Funciona em São Paulo uma entidade dedicada a preservar a memória de Luiz Inácio Lula da Silva. É o Instituto Lula, que também atua como um centro de debates de temas atuais.

Quem preside o Instituto é a ex-dirigente bancária de SP, Ivone Silva. Ela participou na quinta (17) da live semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Mulher, negra e jovem, Ivone tem formação superior em Ciências Sociais e Arquitetura, além de MBA e outras habilidades.

A entidade também publica livros, principalmente no formato e-book, ou seja, para serem lidos no micro ou aparelho celular. Com isso, evita-se gasto com papel. Ivone é a primeira mulher a presidir o Instituto. Ela assume o mandato num momento em que as mulheres retomam a linha de frente das mobilizações e avançam nas conquistas.

Caso, por exemplo da Lei 14.611/2023, que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função.

Outro indicativo da retomadas das lutas femininas é a recente Marcha das Margaridas, que aconteceu em Brasília, dias 15 e 16 deste mês. Cerca de 100 mil mulheres participaram. Muitas são camponesas, pescadoras e extrativistas. O presidente Lula as recebeu e anunciou uma série de medidas, incluindo o reforço à reforma agrária.

Desafios – Ivone Silva disse: “É o momento de provar, ainda mais, nossa capacidade. As mulheres têm voz e queremos sim estar nos cargos mais qualificados”.

Sobre a Lei da Igualdade salarial, a ex-dirigente bancária afirma: “O movimento sindical tem papel relevante nessa luta. Devemos atuar na formação de pessoas para que não prevaleça o ponto de vista machista.”

Sobre o Ministério do Trabalho e Emprego, Ivone aponta que o órgão precisa recuperar a presença nos Estados brasileiros. Ela diz: “O Estado tem papel essencial, por exemplo, na fiscalização trabalhista. O governo anterior desmantelou o Ministério. Precisamos abrir novos concursos”.

Comunicação – Sobre a comunicação do governo Lula com a sociedade, a convidada alerta que forças da direita se apossaram das redes sociais. O Instituto busca se contrapor a isso por meio de suas próprias redes.

Clique aqui para assistir à live completa.

MAIS – Acesse aqui o site do Instituto Lula.

 

Conteúdo Relacionado

Categorias rejeitam Plano de Carreira do Metrô

Trabalhadores do Metrô de São Paulo rejeitaram por ampla maioria o novo Plano de Carreira e Remuneração proposto pela empresa pública. Segunda (9), 82%...

Líder frentista cobra ministro sobre GNV

Explosões pelo Gás Natural Veicular - GNV, como a que vitimou o frentista Paulo Barbosa dos Santos, sábado (7), no Rio, podem ser evitadas....

Metalúrgicos reúnem Cipeiros e Delegados

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região convida trabalhadores e empresas para o Encontro de Cipeiros e Representantes Sindicais. Será no auditório Presidente...

Na OIT, Patah valoriza justiça e trabalho

O presidente da UGT, Ricardo Patah, representou os trabalhadores brasileiros na 113ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, Suíça.Discurso nesta quarta, 11,...

Dieese apura alimentos mais baratos

Notícia boa. Pesquisa mensal do Dieese aponta que valor do conjunto dos alimentos básicos diminuiu em 15 das 17 Capitais. De abril para maio,...