Desde segunda (4), circula nas fábricas de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel o Jornal Sindical de balanço, mês de dezembro. A distribuição do tabloide, oito páginas, papel jornal, é feita pelos diretores do Sindicato, de mão em mão.
O presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) explica: “O jornal impresso possibilita o contato do dirigente com o chão da fábrica. Desse contato, surgem pautas, reivindicações, propostas ou mesmo denúncias”.
Segundo Cabeça, a edição 270ª, que foca os recentes acordos salariais pra 90% da categoria, também é uma forma de mobilizar quem ainda está sem reajuste. “O trabalhador sem aumento vai pra cima da empresa querendo pelo menos os 5,5% e o Abono de 13,5%”, comenta.
Trabalho – As 12 páginas do Jornal Sindical estão repletas de fotos mostrando ação na base, greves, acordo por pagamento de PLR, atividades esportivas, lazer e festas, como a dos 60 anos da entidade e também a Festa da Criança.
Números – O Jornal massifica a ideia de que com o Sindicato o trabalhador ganha. O 13º salário da categoria coloca R$ 184,4 milhões no mercado regional. Já os 13,5% do Abono Salarial, parcelados em novembro e dezembro, aportarão R$ 22,4 milhões no período.
Agência – Há 23 anos, a Agência Sindical edita o Jornal dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.