Derrota do governador paulista João Doria e do prefeito paulistano Bruno Covas, ambos do PSDB. Vitória dos aposentados, pensionistas e idosos, em geral. O Tribunal de Justiça do Estado determinou quinta (7) que o transporte aos idosos entre 60 e 64 anos continue gratuito na Capital.
A decisão decorre de ação movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de SP e Mogi das Cruzes, Confederando Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e o Sindicato Nacional dos Aposentados, filiados à Força Sindical.
Segundo o juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara de Fazenda Pública, o decreto editado pelo governador Doria em dezembro não se sobrepõe à lei estadual que determina a gratuidade. A medida aumentava as despesas de milhares de idosos entre 60 a 64 anos. Muitos deles estão sustentando as famílias na pandemia ou sofrem com o alto custo de vida, inclusive pra comprar remédio.
Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Força Sindical, comenta: “Pra essas pessoas, o passe grátis é um benefício de muita utilidade na mobilidade urbana por ônibus, trens ou metrô”.
MAIS – Site da Força Sindical