23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Lula e sindicalistas se reúnem nesta quarta

Data:

Compartilhe:

Quarta (18), dirigentes ligados às Centrais Sindicais se reunirão com o presidente Lula, às 10 horas, no Palácio do Planalto, Brasília. Os Sindicalistas vão entregar ao Presidente o documento – Pauta da Classe Trabalhadora – aprovado na Conclat, em abril.

As tratativas deverão girar em torno de três temas. OU seja, implementação de propostas e reivindicações da Conclat 2022, incluindo a política de aumento real pro salário mínimo, a reconstrução do Ministério do Trabalho e o fortalecimento das entidades laborais.

Moacyr Tesch, presidente em exercício da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, participará. “Precisamos de um Ministério do Trabalho forte e representativo e também que as nossas negociações coletivas tenham autonomia”, afirma.

O governo Bolsonaro excluiu o sindicalismo de qualquer debate nas decisões relacionadas aos trabalhadores. Moacyr Tesch observa: “É fundamental dialogar sobre a questão trabalhista. No governo anterior, apenas empresários foram ouvidos. Por isso, comemoramos o retorno do diálogo e das negociações”.

Para o sindicalista, a classe trabalhadora, o governo Lula e o País ganham com o diálogo. Ele ressalta: “Sempre defenderemos o melhor para o povo brasileiro, ou seja, qualidade de vida e melhores salários”.

Mínimo – Quinta (12), o ministro da Fazenda Fernando Haddad garantiu que o valor será negociado com as Centrais Sindicais. O movimento sindical tem expectativas quanto a aumento real.

“Salário mínimo mais forte, mercado interno robusto”, argumenta João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical.

Juruna, que também é dirigente dos Metalúrgicos de São Paulo, afirma: “A classe trabalhadora apoia o fortalecimento dos meios de negociação, porque isso virá também fortalecer os Sindicatos”.

“O resultado concreto desse avanço, ele diz, é a possibilidade ampliar as conquistas dos trabalhadores da ativa e aposentados”.

MAIS – Acesse o site das Centrais Sindicais.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....