O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove, ao longo do mês, a campanha Maio Lilás 2022, com o tema “Sindicato pra quê? Para fortalecer você!”. O objetivo da ação é dar visibilidade à importância da atuação das entidades na defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores.

A campanha, promovida pela Coordenadoria de Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis), conta com produtos multimídias para divulgação nas redes sociais, uma animação, um podcast e edição temática do programa institucional de televisão do MPT “Trabalho Legal”.

A ideia é levar ao conhecimento dos trabalhadores as ações dos Sindicatos para a conquista de direitos sociais e trabalhistas.

“Praticamente todos os direitos trabalhistas e sociais, como limitação da jornada de trabalho, 13º salário, férias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, limitação de jornada, aposentadoria, entre outros, foram frutos de uma longa e histórica luta da organização coletiva dos trabalhadores, principalmente por meio das entidades sindicais”, esclarece Ronaldo Lima dos Santos, coordenador nacional da Conalis.

Conhecimento – Segundo o procurador, atualmente, cerca de 70% dos trabalhadores desconhecem que somente o salário-mínimo tem reajuste automático por lei. Ele completa: “Os demais trabalhadores dependem da atuação do Sindicato para conseguir algum reajuste ou aumento salarial”.

MAIS – Acesse o site do Ministério Público do Trabalho.