Metalúrgicos de Pernambuco garantem 5,06% de reajuste

0
161

Encerrada a negociação da campanha salarial, os 40 mil metalúrgicos do Estado de Pernambuco terão aumento salarial de 5,06%. Também conseguiram garantir café da manhã para todos e hora extra – com pagamento maior e folga.

O reajuste repõe a inflação dos últimos 12 meses e acrescenta 1% de ganho real. O índice alcança o segmento metal-mecânico, que tem data-base em 1º de setembro.

Foram mantidas as cláusulas da Convenção Coletiva. Os resultados da negociação foram aprovados em 28/9, em assembleia extraordinária, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sindmetal-PE), em Recife.

Após várias rodadas de negociação com o patronal sem acordo, no dia 26/9 uma audiência pública mediada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), ajudou a selar um entendimento.

O presidente do Sindicato, Henrique Gomes, destaca que a vitória é ainda mais importante pois o patronal estava irredutível. “Lembro que o desemprego é alto no Estado, foi de 14,2% no segundo trimestre. Então, quanto mais dinheiro circulando, melhor para estimular a economia e as oportunidades,” comenta Henrique.

Segundo ele, a proposta o patronal era dar somente 3,5% de reajuste salarial, índice repetido em várias rodadas. “Atingimos pequenas, médias e grandes empresas nas mobilizações, o que fez a diferença nos avanços,” comenta o dirigente.

Direitos – Um ganho a mais na campanha: O índice de 100% para as horas extras, em dias úteis, foi para a Convenção. Além disto, as empresas terão de conceder folga se o empregado trabalhar no dia de descanso semanal, além da remuneração.

Outro destaque, segundo o Sindicato, é que o café da manhã terá de ser servido em qualquer um dos turnos, no início da jornada. Isto vale para as empresas com mais de 80 empregados. A regra também passa a constar da Convenção da categoria.

A partir de 16/10, os metalúrgicos do segmento automotivo do Estado começam a negociar com o patronal. Para estes trabalhadores, a data-base é 1.º de novembro.

MAIS – Acesse o site do Sindmetal Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui