23.8 C
São Paulo
terça-feira, 18/06/2024

Metalúrgicos de Pernambuco garantem 5,06% de reajuste

Data:

Compartilhe:

Encerrada a negociação da campanha salarial, os 40 mil metalúrgicos do Estado de Pernambuco terão aumento salarial de 5,06%. Também conseguiram garantir café da manhã para todos e hora extra – com pagamento maior e folga.

O reajuste repõe a inflação dos últimos 12 meses e acrescenta 1% de ganho real. O índice alcança o segmento metal-mecânico, que tem data-base em 1º de setembro.

Foram mantidas as cláusulas da Convenção Coletiva. Os resultados da negociação foram aprovados em 28/9, em assembleia extraordinária, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sindmetal-PE), em Recife.

Após várias rodadas de negociação com o patronal sem acordo, no dia 26/9 uma audiência pública mediada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), ajudou a selar um entendimento.

O presidente do Sindicato, Henrique Gomes, destaca que a vitória é ainda mais importante pois o patronal estava irredutível. “Lembro que o desemprego é alto no Estado, foi de 14,2% no segundo trimestre. Então, quanto mais dinheiro circulando, melhor para estimular a economia e as oportunidades,” comenta Henrique.

Segundo ele, a proposta o patronal era dar somente 3,5% de reajuste salarial, índice repetido em várias rodadas. “Atingimos pequenas, médias e grandes empresas nas mobilizações, o que fez a diferença nos avanços,” comenta o dirigente.

Direitos – Um ganho a mais na campanha: O índice de 100% para as horas extras, em dias úteis, foi para a Convenção. Além disto, as empresas terão de conceder folga se o empregado trabalhar no dia de descanso semanal, além da remuneração.

Outro destaque, segundo o Sindicato, é que o café da manhã terá de ser servido em qualquer um dos turnos, no início da jornada. Isto vale para as empresas com mais de 80 empregados. A regra também passa a constar da Convenção da categoria.

A partir de 16/10, os metalúrgicos do segmento automotivo do Estado começam a negociar com o patronal. Para estes trabalhadores, a data-base é 1.º de novembro.

MAIS – Acesse o site do Sindmetal Pernambuco.

Conteúdo Relacionado

Metalúrgicos de Catalão conquistam avanços

Depois de muita negociação, terminou com boas notícias a Campanha Salarial 2024/2025 da John Deere, no Catalão, em Goiás. Os metalúrgicos conseguiram conquistar reajuste...

Cesta básica sobe, mostra o Dieese

Pesquisa mensal do Dieese apura que em maio o valor do conjunto de alimentos básicos aumentou em 11 das 17 Capitais. A Pesquisa Nacional...

Sindicato de Niterói firma aditivo com avanços

Mais uma vitória para uma grande parcela de frentistas no Estado do Rio de Janeiro. Desta vez, de Araruama, Cachoeira de Macacu, Guapimirim, Iguaba...

Miguel da Força defende democracia e inclusão

Na quarta (12), Miguel Torres falou em nome do sindicalismo nacional e da classe trabalhadora na Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra,...

CUT debate os impactos dos parques eólicos para a classe trabalhadora

A CUT debateu nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12) em Natal, no Rio Grande do Norte, os impactos dos parques eólicos nas comunidades locais,...