14 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

PLR é de 18% para trabalhadores no ensino privado paulista

Data:

Compartilhe:

Até 15/10, professores e auxiliares de educação devem receber PLR de 18% das escolas particulares no Estado de SP. O direito está previsto na Convenção e é conquista dos Sindicatos integrantes e da Federação (Fepesp).

O direito vale, também, para escolas sem fins lucrativos e/ou filantrópicas, nas quais o direito é pago com nome de abono.

Em 29/9, a Fepesp (Federação dos Professores do Estado), os Sindicatos integrantes e o Sieeesp (patronal) divulgaram o Comunicado Conjunto 2/2023, que explicita as regras do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), também chamada de Abono especial.

O direito dos trabalhadores da rede privada do Estado de SP está previsto nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs). No caso de Professoras e Professores, vale a Cláusula 14ª. No caso dos Auxiliares de Administração Escolar, consta na Cláusula 12ª.

O Comunicado diz que o pagamento da PLR será em única vez, de 18%, sobre a remuneração bruta no mês de pagamento. Ou seja, inclui a base é a soma de todas as parcelas habitualmente recebidas, tais como salário-base, hora-atividade, descanso semanal remunerado, eventuais adicionais e vantagens pessoais incorporados à remuneração mensal.

Segundo o documento, as escolas têm até 15 de outubro pra fazer o pagamento.

Têm direito à PLR inclusive quem está em licença- maternidade, afastado por doença pelo período de até seis meses e quem está em licença remunerada.

Caso a escola tenha optado por não pagar a PLR, deve ter reajustado os salários de todo o seu corpo docente em 7,59%, em março último.

Não terão direito os profissionais que estão em licença não-remunerada, como descrito nas Convenções: Cláusula 44ª (Professores), e Cláusula 37ª (Auxiliares).

Em caso tenha dúvida, os Sindicatos pedem que entre em contato com a entidade que engloba a cidade que atua. Mais: os sindicatos devem ser informados se a escola não pagar o valor adequado e no prazo previsto.

A PLR (ou abono) é conquista da Convenção Coletiva, patrimônio histórico de professores e auxiliares, e deve ser cumprida por todas as escolas do Estado, sem exceção.

MAIS – Acesse o site da Fepesp.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...