23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Metalúrgicos resistem a demissões na Mercedes

Data:

Compartilhe:

Deter as demissões na Mercedes-Benz. Com essa meta, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC dirigiu assembleia no pátio da fábrica de caminhões e chassis de ônibus, em São Bernardo do Campo (SP), na tarde de quinta (8). A múlti informa que cortará 2.200 empregos diretos e não renovará contrato de 1.

4 mil temporários.

Comandaram a assembleia o presidente da entidade, Moisés Selerges, e o diretor-executivo Aroaldo Oliveira da Silva. Os trabalhadores decretaram greve. Moisés trabalha na empresa; é pintor. O Comitê Sindical local também está na linha de frente da resistência.

GREVE – Com a paralisação, os trabalhadores resistem aos cortes e o Sindicato tenta abrir canais de negociação. Terça (13) deve haver a primeira reunião entre as partes.

DEMISSÕES – Sob alegação de reestruturar o negócio e reduzir  custos, a empresa quer terceirizar áreas de componentes, logística, manutenção e ferramentaria.

HISTÓRICO – A fábrica emprega seis mil na produção, cerca de nove mil no total. A empresa funciona em São Bernardo desde 1956.

CENTRAIS – O anúncio dos cortes, na véspera do 7 de Setembro, gerou repúdio geral. As Centrais Sindicais se unem contra os cortes. Força e CNTM afirmam em Nota: “Repudiamos a postura da empresa, desumana em relação aos trabalhadores e suas famílias e irresponsável perante as necessidades do País”.

FECHAMENTO – É crescente a perda de postos de trabalho nas montadoras. Em 2019, a Ford começou a desativar a produção. Em 2021, ela encerrou as atividades Brasil. Em abril deste ano, a Toyota parou de fabricar no Brasil. Em maio, a Caoa Cherry interrompeu a produção de veículos em Jacareí, cortando parte dos empregos.

EXPECTATIVA – Moisés Selerges diz: “Toda solidariedade é bem-vinda. Os trabalhadores estão dispostos a resistir. Esperamos que a empre dialogue em busca de solução”.

Mais – sindicato abc e diário grande abc

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....