24.7 C
São Paulo
segunda-feira, 2/12/2024

Metroviários de SP adiam greve para dia 23

Data:

Compartilhe:

Funcionários do Metrô de São Paulo decidiram adiar, para o próximo dia 23, a greve que aconteceria nesta quarta, dia 15. A decisão foi tomada em assembleia após audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho – TRT, terça (14).

Nova audiência ficou marcada para o dia 22. O TRT solicitou ao Metrô que apresente uma proposta até essa data sobre o pagamento do Abono.

O valor é referente a Participações nos Lucros atrasadas (2020, 2021 e 2022). O metrô alega que aguarda autorização do Governo do Estado.

Contratação – A categoria também reivindica a realização de concurso público para repor o déficit de funcionários. Há tempos, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo tem denunciado a defasagem no quadro de pessoal.

No início dos anos 1990, o Metrô transportava cerca de dois milhões de passageiros por dia, com 10 mil empregados. Hoje, são transportados em torno de 3,7 milhões de usuários, com um efetivo de cerca de 7 mil trabalhadores.

Segundo dados do Portal da Transparência, o Metrô tem 3.286 postos de operadores de transporte metroviário na empresa, mas apenas 2.385 vagas estão ocupadas. Ou seja, faltavam 901 vagas a serem preenchidas.

Na falta dos operadores de transporte, quem auxilia os passageiros são os agentes de segurança. A função também tem 152 postos de trabalho vagos.

O Sindicato alerta que a falta de funcionários é evidente para quem utiliza o sistema e prejudica a prestação de serviço à população. “Isso coloca em risco usuários e funcionários, além da insegurança que gera. É urgente a contratação por meio de concurso público. O que não é feito desde 2019”, afirma Alex Fernandes, diretor de Imprensa e Comunicação da entidade.

Agenda – Na próxima quarta (22), os metroviários voltam a se reunir em assembleia, após audiência no TRT. Como parte do protesto, a categoria retirou o uniforme e utiliza boton para denunciar a situação.

Mais – Acesse o site do Sindicato dos Metroviários de SP.

Conteúdo Relacionado

Greve na PepsiCo fortalece redução da jornada

Acordo durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, na tarde desta segunda (2/11), pôs fim à paralisação de oito dias na...

Rumo das medidas está acertado, diz economista

Pedro Afonso Gomes preside o Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo - Corecon-SP. A entidade não vai produzir documento acerca do...

CNTA apoia greve por jornada menor

A CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins) vem por meio desta manifestar total apoio à greve dos trabalhadores da...

Soma do 13º salário este ano será 10,3% maior

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até hoje, dia 29, contemplando 92,2 milhões, entre aposentados, trabalhadores formais, pensionistas e outros segurados...

Salário até R$ 5 mil ficará isento

Imposto de renda só acima de R$ 5 mil Lula prometeu e cumpriu. No dia 12 de abril de 2022, ele recebeu uma delegação de...