Todo ano, ao ensejo do Feriado da Independência, os Presidentes da República fazem pronunciamento à Nação. Na noite da véspera, Lula também falou sobre o 7 de Setembro. Numa fala firme e assertiva, ele destacou os três pilares de seu projeto de governo e Nação, ou seja, Democracia, Soberania e União.
Para Lula, a independência deve ser construída a cada dia, apoiando-se nos alicerces de Democracia, Soberania e União.
Democracia – Ele citou que o governo recriou os Conselhos Sociais e retomou as Conferências Nacionais, como iniciativas que ajudam o País a alargar a trilha democrática. E definiu o conceito: “Democracia é o direito de participar das discussões que impactam a vida das pessoas. E, mais. É a ferramenta para tornar realidade os nossos sonhos”.
Soberania – Reforçar este alicerce no Brasil, segundo Lula, é mais que resguardar as fronteiras. Ao defender a questão, ele ressaltou a defesa das empresas estratégicas; os bancos nacionais; as riquezas minerais; além de fortalecer a agricultura e a indústria nacionais.
O Presidente também citou importantes iniciativas governamentais, a exemplo do PAC-3, como um esforço para o Brasil ser mais soberano. “Soberania é falar de igual pra igual com qualquer país. E se fazer ouvir nos fóruns internacionais,” disse no pronunciamento.
União – Ao abordar o tema, Lula usou bastante a palavra diálogo e contrapôs união a ódio. Ele frisou: “O entendimento voltou a ser a palavra de ordem.”
O Presidente exaltou o respeito às tradições brasileiras, com diferenças religiosas, nos sotaques e na preferência por candidatos. “Somos um grande nação, um único e extraordinário povo,” ressaltou.
Trabalhadores – A fala de Lula deu ênfase à ação governamental em prol dos trabalhadores, como a volta do aumento real ao salário mínimo e a Lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres na mesma função. Ele também destacou o aumento no número de empregos e a melhoria salarial.
ASSISTA – Clique aqui e assista ao vídeo do pronunciamento.