23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Nova Central integra Conselhão

Data:

Compartilhe:

Volta o Conselhão, desmontado por Bolsonaro. Nesta quinta (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, com 246 integrantes.

O sindicalismo está dentro do Conselhão. A Agência Sindical entrevistou Moacyr Roberto Tesch Auersvald, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, que tem dois representantes no órgão.

Central – “Estamos eu, do setor hoteleiro, e o João Domingos, presidente da CSPB e um dos vices da nossa Central, representando os Servidores Públicos no Conselho”.

Lula – “Presidente relembrou, em sua fala, as principais contribuições efetivas do Conselhão ao País, quando de seus dois governos”.

Efetivo – “O Conselho tem efetividade. Iniciativas como o Minha Casa, Minha Vida, o PAC, o financiamento para a linha branca, entre outras, foram todas propostas do Conselhão”.
Vice – “O vice e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, fez também uma fala muita boa, destacando o caráter amplo de democrático do Conselho”.

Esperança – “A composição é ampla, eclética, como é o nosso País, a nossa sociedade. Mas vi ali um sentimento geral de esperança e muita confiança no poder da democracia e do diálogo”.

Itamarati – “A cerimônia aconteceu no Itamarati, onde Lula assinou o decreto restabelecendo o Conselho. Tinha banqueiro, operário, indígena, negros, pecuaristas, religioso, enfim, a sociedade brasileira como ela é”.

Regras – “O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável terá agenda, grupos de trabalho, comissões e outros instrumentos. Quem faltar três vezes cai fora”
Sustentabilidade – “Do banqueiro ao indígena, havia um interesse geral na questão do desenvolvimento sustentável. Esse estado de espírito é real. O que considero um avanço”.

Espírito público – “A participação de tantos conselheiros, sem qualquer vantagem monetária ou pessoal, mostra que estamos resgatando o espírito público em nosso País”.

Honra – “Como trabalhador, brasileiro e dirigente sindical, me sinto honrado com o convite pra integrar o Conselho. Sinceramente, é um motivo prestígio a qualquer cidadão. Poder debater o Brasil e apresentar propostas benéficas ao nosso povo é uma oportunidade que nos enche de honra”.

MAIS – Site da Nova Central, Agência Brasil e Secom.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....