18.4 C
São Paulo
quinta-feira, 13/06/2024

Padeiros-SP iniciam Campanha e reivindicam 5% de ganho real

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo entrega hoje, 28, a pauta da categoria ao setor patronal. Entre as reivindicações, está aumento salarial com 5% de ganho real.

A entidade representa cerca de 55 mil trabalhadores na Capital, incluindo padeiros, confeiteiros, balconistas e demais profissionais do setor de panificação e confeitaria. Data-base é 1º de novembro.

O presidente do Sindicato, Francisco Pereira de Sousa Filho, Chiquinho, fala da expectativa sobre a negociação. “Esperamos avançar nas cláusulas econômicas, mas sem deixar de valorizar nossa base com os outros itens,” ele explica.

A pauta da categoria foi aprovada na sexta, 25, na sede do Sindicato. No total, foram definidos 102 reivindicações. Além do aumento salarial, destacam-se: Reajuste do valor das horas-extras e da PLR, assim como reajuste nos Pisos (hoje, eles valem R$ 1.791 – para empresas de 1 a 60 trabalhadores; e R$ 1935, nas empresas ; acima de 60 empregados).

Acordos – Chiquinho explica que a estratégia da Campanha Salarial é garantir ganhos em todas as empresas e, ao mesmo tempo, já ir ampliando os direitos por meio de Acordos Coletivos.

Historicamente, os Acordos permitem obter ganhos acima do que traz a Convenção Coletiva de Trabalho. Já em 2023, por exemplo, o Sindicato obteve resultados positivos na região do ABC, que tem data-base em 1º de junho.

Mulheres – Na negociação deste ano, Chiquinho aponta a preocupação com as trabalhadoras do setor. A pauta da Campanha cita a Proteção e promoção da saúde menstrual e a Igualdade salarial entre mulheres e homens.

O presidente reforça: “Se estas cláusulas ficam claras na Convenção, a gente não se descuida nem as empresas. Estaremos de olho no cumprimento do que for assinado”

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Padeiros-SP.

Conteúdo Relacionado

Bancários querem aumento real de 5%

Avança a campanha salarial do ramo financeiro ligado à Contraf-CUT. Um ponto alto foi a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, encerrada...

“É o meu maior prêmio”, afirma Ricardo Kotscho

Sexta, 7, no Dia da Liberdade de Imprensa, o jornalista Ricardo Kotscho recebeu o troféu Audálio Dantas, na Câmara Municipal de São Paulo. A...

Sinpro realiza encontro das Católicas

Aconteceu entre 7 e 8 de junho o Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas. Evento foi organizado pelo Sinpro Campinas, em...

Adriana Marcolino assume a direção-técnica

Fundado em 1955, o Dieese vive uma situação inédita, com duas mulheres no comando principal da entidade. Na presidência, a sindicalista Maria Aparecida Faria,...

Comerciários entregam jornal na base

Edson Carvalho, presidente do Sincomerciários de Guarulhos, esteve na loja de materiais de construção A&M, em Santa Isabel, SP. O assessor de base Adailton...