23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Padeiros-SP iniciam Campanha e reivindicam 5% de ganho real

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo entrega hoje, 28, a pauta da categoria ao setor patronal. Entre as reivindicações, está aumento salarial com 5% de ganho real.

A entidade representa cerca de 55 mil trabalhadores na Capital, incluindo padeiros, confeiteiros, balconistas e demais profissionais do setor de panificação e confeitaria. Data-base é 1º de novembro.

O presidente do Sindicato, Francisco Pereira de Sousa Filho, Chiquinho, fala da expectativa sobre a negociação. “Esperamos avançar nas cláusulas econômicas, mas sem deixar de valorizar nossa base com os outros itens,” ele explica.

A pauta da categoria foi aprovada na sexta, 25, na sede do Sindicato. No total, foram definidos 102 reivindicações. Além do aumento salarial, destacam-se: Reajuste do valor das horas-extras e da PLR, assim como reajuste nos Pisos (hoje, eles valem R$ 1.791 – para empresas de 1 a 60 trabalhadores; e R$ 1935, nas empresas ; acima de 60 empregados).

Acordos – Chiquinho explica que a estratégia da Campanha Salarial é garantir ganhos em todas as empresas e, ao mesmo tempo, já ir ampliando os direitos por meio de Acordos Coletivos.

Historicamente, os Acordos permitem obter ganhos acima do que traz a Convenção Coletiva de Trabalho. Já em 2023, por exemplo, o Sindicato obteve resultados positivos na região do ABC, que tem data-base em 1º de junho.

Mulheres – Na negociação deste ano, Chiquinho aponta a preocupação com as trabalhadoras do setor. A pauta da Campanha cita a Proteção e promoção da saúde menstrual e a Igualdade salarial entre mulheres e homens.

O presidente reforça: “Se estas cláusulas ficam claras na Convenção, a gente não se descuida nem as empresas. Estaremos de olho no cumprimento do que for assinado”

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Padeiros-SP.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....