18.7 C
São Paulo
domingo, 27/04/2025

Padeiros-SP iniciam Campanha e reivindicam 5% de ganho real

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo entrega hoje, 28, a pauta da categoria ao setor patronal. Entre as reivindicações, está aumento salarial com 5% de ganho real.

A entidade representa cerca de 55 mil trabalhadores na Capital, incluindo padeiros, confeiteiros, balconistas e demais profissionais do setor de panificação e confeitaria. Data-base é 1º de novembro.

O presidente do Sindicato, Francisco Pereira de Sousa Filho, Chiquinho, fala da expectativa sobre a negociação. “Esperamos avançar nas cláusulas econômicas, mas sem deixar de valorizar nossa base com os outros itens,” ele explica.

A pauta da categoria foi aprovada na sexta, 25, na sede do Sindicato. No total, foram definidos 102 reivindicações. Além do aumento salarial, destacam-se: Reajuste do valor das horas-extras e da PLR, assim como reajuste nos Pisos (hoje, eles valem R$ 1.791 – para empresas de 1 a 60 trabalhadores; e R$ 1935, nas empresas ; acima de 60 empregados).

Acordos – Chiquinho explica que a estratégia da Campanha Salarial é garantir ganhos em todas as empresas e, ao mesmo tempo, já ir ampliando os direitos por meio de Acordos Coletivos.

Historicamente, os Acordos permitem obter ganhos acima do que traz a Convenção Coletiva de Trabalho. Já em 2023, por exemplo, o Sindicato obteve resultados positivos na região do ABC, que tem data-base em 1º de junho.

Mulheres – Na negociação deste ano, Chiquinho aponta a preocupação com as trabalhadoras do setor. A pauta da Campanha cita a Proteção e promoção da saúde menstrual e a Igualdade salarial entre mulheres e homens.

O presidente reforça: “Se estas cláusulas ficam claras na Convenção, a gente não se descuida nem as empresas. Estaremos de olho no cumprimento do que for assinado”

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Padeiros-SP.

Conteúdo Relacionado

Lula receberá Centrais dia 29

O presidente Lula não participará do 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais, em São Paulo. Mas receberá CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB,...

Ensino Superior mantém campanha

Os professores da rede privada, ensino Superior, se encontram em campanha salarial. A data-base é 1º de março. As assembleias pra organizar as mobilizações...

Força Sindical confia na idoneidade do Sindnapi

O governo reagiu prontamente ante a constatação de um esquema de fraudes no INSS. Basicamente, as fraudes consistiam na associação unilateral de aposentados e...

CNTA mobiliza contra 6×1

Cerca de 35% dos trabalhadores nas indústrias da alimentação fazem a escala 6x1. Dado foi levantado por Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação...

Engenheiros de SP iniciam Campanhas Salariais

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realiza a 24ª edição do Seminário das Campanhas Salariais. Nesta quinta, 24, a partir das...