21.9 C
São Paulo
quarta-feira, 12/06/2024

Paralisação obtém 7% na refinaria de Cubatão

Data:

Compartilhe:

Terminou com vitória a paralisação de 12 dias dos mais de seis mil trabalhadores terceirizados da refinaria Presidente Bernardes (Petrobras), em Cubatão, Estado de SP.
Encerrada segunda, dia 12, a greve obteve aumento de 4,6% para 7% nos salários, benefícios, adicionais noturno e de periculosidade, assim como na Participação nos Lucros e/ou Resultados. A PLR será de um salário nominal do empregado, com teto de R$ 5,8 mil.

A campanha salarial foi iniciada em março. Data-base, maio. A paralisação abrangeu cerca de seis mil trabalhadores terceirizados de 50 empreiteiras, que operam no polo industrial de Cubatão, Santos e do Guarujá.

Segundo Ramilson Elói, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Santos (Sintracomos), outra vitória foi a pagamento dos dias parados. Ele informa: “Além disso, não serão descontados os vales-refeição e alimentação dos companheiros”.

O sindicalista parabeniza trabalhadores e dirigentes da entidade. “Em razão de doença ou mortes, nossa diretoria está desfalcada, pois perdemos oito companheiros. Tivemos que nos desdobrar nos piquetes e os trabalhadores nos ajudaram a conscientizar os demais sobre a importância da greve”, ele comenta.

O dirigente também agradece as entidades da região pelo apoio: “Sindicato dos Químicos, dos Funcionários Públicos de Praia Grande e dos Petroleiros fizeram a diferença na nossa luta”.

Antes da greve, iniciada em 31 de maio, as empreiteiras ofereciam 4,6%. Em audiência de conciliação, dia 30, o Tribunal Regional do Trabalho de SP propôs, além dos 4,6% em maio, 1,4% em setembro.

“Os trabalhadores rejeitaram a proposta e no dia seguinte  cruzaram  os braços”, conta o presidente do Sindicato. O retorno ao trabalho só ocorreu mediante a garantia dos 7% e demais avanços.

MAIS – Acesse o site do Sintracomos.

Conteúdo Relacionado

“É o meu maior prêmio”, afirma Ricardo Kotscho

Sexta, 7, no Dia da Liberdade de Imprensa, o jornalista Ricardo Kotscho recebeu o troféu Audálio Dantas, na Câmara Municipal de São Paulo. A...

Sinpro realiza encontro das Católicas

Aconteceu entre 7 e 8 de junho o Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas. Evento foi organizado pelo Sinpro Campinas, em...

Adriana Marcolino assume a direção-técnica

Fundado em 1955, o Dieese vive uma situação inédita, com duas mulheres no comando principal da entidade. Na presidência, a sindicalista Maria Aparecida Faria,...

Comerciários entregam jornal na base

Edson Carvalho, presidente do Sincomerciários de Guarulhos, esteve na loja de materiais de construção A&M, em Santa Isabel, SP. O assessor de base Adailton...

Acontece hoje o Arraiá dos Metalúrgicos de Guarulhos

O Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região (Parque Primavera, Guarulhos) será palco de uma grande festa junina neste sábado,...