16.9 C
São Paulo
sábado, 27/07/2024

Paralisação obtém 7% na refinaria de Cubatão

Data:

Compartilhe:

Terminou com vitória a paralisação de 12 dias dos mais de seis mil trabalhadores terceirizados da refinaria Presidente Bernardes (Petrobras), em Cubatão, Estado de SP.
Encerrada segunda, dia 12, a greve obteve aumento de 4,6% para 7% nos salários, benefícios, adicionais noturno e de periculosidade, assim como na Participação nos Lucros e/ou Resultados. A PLR será de um salário nominal do empregado, com teto de R$ 5,8 mil.

A campanha salarial foi iniciada em março. Data-base, maio. A paralisação abrangeu cerca de seis mil trabalhadores terceirizados de 50 empreiteiras, que operam no polo industrial de Cubatão, Santos e do Guarujá.

Segundo Ramilson Elói, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Santos (Sintracomos), outra vitória foi a pagamento dos dias parados. Ele informa: “Além disso, não serão descontados os vales-refeição e alimentação dos companheiros”.

O sindicalista parabeniza trabalhadores e dirigentes da entidade. “Em razão de doença ou mortes, nossa diretoria está desfalcada, pois perdemos oito companheiros. Tivemos que nos desdobrar nos piquetes e os trabalhadores nos ajudaram a conscientizar os demais sobre a importância da greve”, ele comenta.

O dirigente também agradece as entidades da região pelo apoio: “Sindicato dos Químicos, dos Funcionários Públicos de Praia Grande e dos Petroleiros fizeram a diferença na nossa luta”.

Antes da greve, iniciada em 31 de maio, as empreiteiras ofereciam 4,6%. Em audiência de conciliação, dia 30, o Tribunal Regional do Trabalho de SP propôs, além dos 4,6% em maio, 1,4% em setembro.

“Os trabalhadores rejeitaram a proposta e no dia seguinte  cruzaram  os braços”, conta o presidente do Sindicato. O retorno ao trabalho só ocorreu mediante a garantia dos 7% e demais avanços.

MAIS – Acesse o site do Sintracomos.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....