Presidente do Sinpro-Sorocaba participa de Congresso Mundial das Mulheres no Senegal

0
61
Mara Kitamura (SINPRO SOROCABA/CTB) e Amanda Verroni (LAB -País Basco)

O  Sinpro-Sorocaba esteve presente na terceira edição do Congresso Mundial das Mulheres, realizado pela Federação Sindical Mundial (FSM). O evento ocorreu entre os dias 22 e 23, em Dakar, no Senegal.

O Sindicato foi representado por Mara Kitamura, presidente da Entidade e dirigente da Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB) e Rosangela Rocha, diretora da Mulher Trabalhadora do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro (SEC-RJ).

O congresso aborda a organização da luta operária das mulheres no mundo, debatendo questões como igualdade de direitos, maior representatividade política, batalha contra o feminicídio e a misoginia.

Mara e Rosangela foram indicadas para se unirem ao Comitê Internacional das Mulheres da FSM.

Mara afirma: “A experiência foi maravilhosa, entrar em contato com outras mulheres, de outros países, me fez enxergar que só muda o endereço, os problemas são os mesmos em relação à mulher, principalmente sindicalistas. Discutiu-se a necessidade da paridade entre Federações e Confederações, Centrais e Sindicatos, para que as mulheres tenham voz, já que são a maioria dos trabalhadores”.

Manifestação – Durante o Congresso, houve a primeira greve feminista da Europa, no dia 23. A reinvindicação é a favor da igualdade de trabalho, salário, redução de carga horária, entre outros. “Defendemos a Palestina livre, pois contou com a presença forte de uma sindicalista da Palestina-Cisjordânia, Souzan Abdel Salam. E articulamos um encontro ainda maior no próximo ano”, disse Mara.

MAIS – Site do Sinpro-Sorocaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui