Notícia auspiciosa para o povo de Camaçari, Bahia. O governo Lula entrou na negociação com investidores chineses buscando utilizar o Complexo Ford, na região. A montadora saiu do Brasil em 2021.
A intenção é que a BYD, chinesa produtora de carros elétricos, ocupe as instalações da múlti norte-americana que anunciou, em janeiro de 2021, o fim de suas atividades no Brasil.
Júlio Bonfim, coordenador sindical dos Metalúrgicos de Camaçari, explica que antes mesmo do governo Lula assumir a entidade já participava de comitê, com o governo estadual, visando reutilizar o complexo industrial.
Ele conta: “As negociações emperraram ante da possibilidade da continuidade do governo Bolsonaro, que foi uma tragédia tanto para trabalhadores quanto para as montadoras, diante do fim das isenções fiscais”.
Camaçari é a quarta cidade da Bahia – 334 mil.
O sindicalista conta que a saída da Ford teve impacto brutal na vida dos moradores da região. Bonfim diz: “Virou um deserto no Saara. Praticamente, não havia mais atividade econômica”.
Segundo o IBGE, de janeiro a novembro de 2021, o setor fechou 4,8 mil empregos formais na Bahia, dos quais 4,6 mil no Município.
A BYD tem potencial de gerar até 1,5 mil postos de trabalho, devido ao nível de automação do segmento. “Eles têm projeto de abrir três novas fábricas para produção de carros elétricos, ônibus e caminhões. Nossa intenção é que os três tipos de segmentos sejam instalados em Camaçari”, adianta Júlio Bonfim.
Perspectivas – Para o dirigente, será a salvação da economia e uma luz no fim do túnel à população. “Camaçari vivia da atividade do Complexo Ford.
Hoje é um caos, inclusive para os municípios vizinhos”, observa Júlio. A previsão é que em breve se anuncie algo de concreto.
MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.