Foi publicada no Diário Oficial da União da terça, 10, a sanção da Lei 14.523, que recompõe em mais de 18% a remuneração dos servidores do Poder Judiciário da União. O reajuste será parcelado em três anos, sempre em fevereiro.
A partir de 1º de fevereiro, o vencimento-base (VB) e as demais parcelas remuneratórias serão reajustados em 6%. Mais 6% serão aplicados em 1º de fevereiro de 2024 e 6,13% em 1º de fevereiro de 2025.
O projeto de lei que garantiu o reajuste havia sido aprovado no Senado em 21 de dezembro em votação que foi acompanhada por representantes do Sintrajud-RS e Fenajufe.
“Lutamos para evitar o rebaixamento da proposta original, que previa o parcelamento em dois anos e que já era insuficiente para repor as perdas salariais acumuladas desde o último reajuste”, avalia Fabiano dos Santos, coordenador do Sintrajud-RS e da Fenajud.
A avaliação do dirigente é que, embora não contemple a demanda da categoria, “o reajuste rompe um longo período de congelamento salarial e resulta da forte atuação das entidades, além da mobilização dos servidores, que deve ser ampliada para a recuperação do seu poder de compra”.
A organização da campanha por um novo projeto de lei que recupere as perdas históricas deve começar em breve, segundo o dirigente.
MAIS – Acesse os sites00 da Fenajufe e Sintrajude