17.6 C
São Paulo
terça-feira, 14/01/2025

Seminário da FSM no Brasil será no dia 4 de março

Data:

Compartilhe:

Vai acontecer em São Paulo, dia 4 de março, o Seminário “A Crise do Capitalismo e seus Impactos na Organização Sindical e no Trabalho”, promovido pela Federação Sindical Mundial (FSM), com apoio de Centrais Sindicais brasileiras.

Evento vai discutir a crise global do capitalismo e os impactos na vida da classe trabalhadora e das organizações sindicais. Organizadores pretendem reunir 100 sindicalistas, principalmente os ligados às relações internacionais de suas entidades.

Centrais – Participam Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Central dos Sindicatos Brasileiros, Nova Central Sindical de Trabalhadores, União Sindical dos Trabalhadores, Unidade Classista, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e outras entidades representantes de categorias ou setores obreiros.

Adilson Araújo, presidente da CTB, falou à Agência Sindical acerca da iniciativa.

Ele diz: “Vivemos um momento de profunda instabilidade econômica, somada ao declínio da ordem mundial até agora hegemonizada pelos Estados Unidos”. Para o dirigente, “há uma transição pra outra ordem geopolítica, gerada pela ascensão da China e fortalecimento do Brics, que reúne países como Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, e ela se contrapõe à hegemonia norte-americana. A grave crise intensifica a luta de classes num mundo marcado por tensões e conflitos”.

Debate – Segundo o dirigente cetebista, o Seminário deve realçar a importância da luta anticapitalista. O objetivo, ele adianta, é traçar maneiras pra criar um mundo menos desigual. “O evento da FSM marcará o encontro da diversidade das culturas, que, embora abrigue diferentes opiniões, tem uma compreensão comum entre as partes, que é o esclarecimento sobre o problema que o capitalismo causa às nações e ao povo, em geral”, ele finaliza.

Conselho presidencial – Representantes da FSM chegam ao País em 29 de fevereiro para reunião do Conselho Presidencial da Federação, dias 1º e 2 de março. O encontro se dará no hotel Grand Villagio, na rua Martins Fontes, Centro de SP. Esperados 80 sindicalistas de 50 países.

Inauguração – Também no dia 1° de março, às 19 horas, a Federação inaugura o escritório brasileiro. A inauguração acontecerá na CTB, à rua Cardoso de Almeida, no bairro Sumaré, em SP. Evento reunirá a delegação estrangeira participante da reunião do Conselho Presidencial e das entidades filiadas e integrantes da FSM. Ocasião oportuna pra fortalecer laços de solidariedade entre os trabalhadores de diferentes países.

Seminário – Dia 4 de março, às 9 horas, no Sindpd – Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo, na avenida Angélica, Santa Cecília, São Paulo.

MAIS – Site da CTB, CSB, NCST, UST e UC.

Conteúdo Relacionado

Líder do Sindcine destaca força do cinema

O Podcast dos Comerciários de SP recebeu na manhã da segunda (13) Sonia Santana, presidente do Sindicato dos Técnicos Cinematográficos, Sindcine. No videocast, veiculado...

MST plantará 100 milhões de árvores

MST quer plantar 100 milhões de árvoresO Movimento dos Sem Terra (MST) tem um lado ecológico que nem sempre aparece. Os assentados já colocam...

Ano deve ser da comunicação sindical, diz Vargas

Não só Lula está preocupado com a comunicação. Nosso mais experiente consultor sindical, João Guilherme Vargas Neto, abre o ano com o artigo “Comunicação...

Professor Corrêa mostra otimismo

Entrevista de Rita Casaro, para o Jornal dos Engenheiros, do Sindicato da categoria no Estado de São Paulo.O Brasil fechou 2024 e entrou no...

Sindicalistas presentes em ato pela democracia

Quarta, 8, aconteceu em Brasília o Abraço da Democracia. Houve ampla participação do movimento sindical. Dirigentes de diversos setores estiveram no Palácio do Planalto...