16.9 C
São Paulo
sábado, 27/07/2024

Seminário da FSM no Brasil, dia 4 de março

Data:

Compartilhe:

Vai acontecer em São Paulo, dia 4 de março, o Seminário “A Crise do Capitalismo e seus Impactos na Organização Sindical e no Trabalho”, promovido pela Federação Sindical Mundial (FSM), com apoio de Centrais Sindicais brasileiras.

Evento vai discutir a crise global do capitalismo e os impactos na vida da classe trabalhadora e das organizações sindicais. Organizadores pretendem reunir 100 sindicalistas, principalmente os ligados às relações internacionais de suas entidades.

Centrais – Participam Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Central dos Sindicatos Brasileiros, Nova Central Sindical de Trabalhadores, União Sindical dos Trabalhadores, Unidade Classista, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e outras entidades representantes de categorias ou setores obreiros.

Adilson Araújo, presidente da CTB, falou à Agência Sindical acerca da iniciativa.

Ele diz: “Vivemos um momento de profunda instabilidade econômica, somada ao declínio da ordem mundial até agora hegemonizada pelos Estados Unidos”. Para o dirigente, “há uma transição pra outra ordem geopolítica, gerada pela ascensão da China e fortalecimento do Brics, que reúne países como Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, e ela se contrapõe à hegemonia norte-americana. A grave crise intensifica a luta de classes num mundo marcado por tensões e conflitos”.

Debate – Segundo o dirigente cetebista, o Seminário deve realçar a importância da luta anticapitalista. O objetivo, ele adianta, é traçar maneiras pra criar um mundo menos desigual. “O evento da FSM marcará o encontro da diversidade das culturas, que, embora abrigue diferentes opiniões, tem uma compreensão comum entre as partes, que é o esclarecimento sobre o problema que o capitalismo causa às nações e ao povo, em geral”, ele finaliza.

Conselho presidencial – Representantes da FSM chegam ao País em 29 de fevereiro para reunião do Conselho Presidencial da Federação, dias 1º e 2 de março. O encontro se dará no hotel Grand Villagio, na rua Martins Fontes, Centro de SP. Esperados 80 sindicalistas de 50 países.

Inauguração – Também no dia 1° de março, às 19 horas, a Federação inaugura o escritório brasileiro. A inauguração acontecerá na CTB, à rua Cardoso de Almeida, no bairro Sumaré, em SP. Evento reunirá a delegação estrangeira participante da reunião do Conselho Presidencial e das entidades filiadas e integrantes da FSM. Ocasião oportuna pra fortalecer laços de solidariedade entre os trabalhadores de diferentes países.

Seminário – Dia 4 de março, às 9 horas, no Sindpd – Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo, na avenida Angélica, Santa Cecília, São Paulo.

MAIS – Site da CTB, CSB, NCST, UST e UC.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....