22.1 C
São Paulo
terça-feira, 18/03/2025

Sigam o Supremo, orienta o dr. Hélio Gherardi

Data:

Compartilhe:

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) resolveu em plenária dia 18 regulamentar a contribuição negocial dos Sindicatos, tema que levanta debates sobre eventual insegurança jurídica, apesar da decisão, em setembro, pelo Supremo Tribunal Federal.

Pelo que definiu o Supremo, a decisão sobre custeio sindical – a título de contribuição assistencial – cabe à assembleia, preservado o direito de oposição.

Advogado com mais de 50 anos na área trabalhista e consultor de diversas entidades, o dr. Hélio Gherardi afirma: “Prevalece o acórdão do Supremo, que, aliás, vai ao encontro do Artigo 8º da Constituição”.

O advogado orienta que as entidades façam constar nas Convenções a garantia da Assistencial. Ele ressalta: “Exceto as que cumprem TAC firmado com o Ministério Público do Trabalho”. Também entende necessário haver prazo oposição, “de 10 dias úteis, preferencialmente”.

Para o dr. Hélio Gherardi, a última palavra está com o Supremo e o TST não tem como se sobrepor à instância máxima do Judiciário. A Justiça rejeita cobrança de eventuais contribuições do passado, além do que o índice aprovado em assembleia deve seguir o princípio da razoabilidade.

Patronato – Setores patronais, muitos capitaneados pelo senador bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN), tentam por meio de PL tornar sem efeito o que decidiu o Supremo.

Empresas, sentindo-se estimuladas, adotam conduta antissindical ao induzir o empregado a apresentar carta de oposição ao desconto.

Porém, segundo o dr. Hélio Gherardi, “hoje, cerca de 60% das Convenções Coletivas já abrigam cláusula de contribuição assistencial”. Esse é o caminho mais seguro, ele orienta as entidades na hora de negociar e firmar Convenções.

Mais – Escritório do dr. Hélio – SCN, Q2, Bloco D, Asa Norte, Brasília -DF, Centro Empresarial Liberty Mall, torre A, sala 722. CEP-70712-904. Sites do Supremo, Diap e da Agência Sindical.

Conteúdo Relacionado

Mutirão dos Comerciários tem mais de mil vagas

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realiza quinta, 20, a segunda edição do “minimutirão” de empregos neste ano. Serão oferecidas mais de mil...

Frentistas garantem alimentação

Pela segunda vez, o Sindicato de Trabalhadores de Postos de Gasolina e Lojas de Conveniência de Maringá venceu ação judicial contra o posto NA...

Livro resgata história dos Metalúrgicos de SP

Sexta, 21, às 17h30, acontece lançamento do livro “A História dos Metalúrgicos de São Paulo”. Será no Palácio do Trabalhador (Rua Galvão Bueno, 782,...

Encontro de Mulheres estimula luta contra violência

Foi um sucesso o Encontro de Mulheres Metalúrgicas do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Sexta (14), evento reuniu mais de 120 trabalhadoras...

Inclusão avança entre metalúrgicos de Osasco

Na quinta, 20, às 9 horas, será apresentada a 19ª edição anual da pesquisa “Lei de Cotas - Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico...