Data: 28 (terça). Das 13 horas às 18 horas, na sede, à rua Genebra, 25, Centro de São Paulo – ao lado da Câmara.
A Engenharia nacional defende a necessidade estratégica de se estabelecer uma indústria competitiva de semicondutores no País. Entende, para tanto, essencial a atuação do poder público, da iniciativa privada e da academia, de modo articulado.
O seminário promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros, por meio do seu projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, visa reunir os principais atores que deverão estar engajados para traçar um panorama das demandas, obstáculos e, principalmente, possibilidades de avanços.
O presidente da Federação, Murilo Pinheiro, vê na Engenharia um dos pilares de sustentação de um projeto nacional e desenvolvimentista. Atua, para tanto, junto à base, ao empresariado produtivo, governos e ao Congresso Nacional.
Ao longo dos anos, a Agência Sindical tem acompanhado esse esforço persistente e amplo, como agora por meio do Seminário da terça, 28.
Economia – Por falta de semicondutores, em 2022, as montadoras pararam 36 vezes e deixaram de produzir 250 unidades. Este ano, os fabricantes estimam que serão 125 mil veículos a menos.
Programação
13 horas – Recepção e credenciamento
13h30 – Abertura – Participação de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
15 horas – Estratégias empreendedoras, investimentos públicos e privados. Por: José Roberto Cardoso – Coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo; Antonio Corrêa de Lacerda – economista, escritor e professor da PUC SP; Nilton Morimoto – Membro da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi); Fernando Momesso Pelai – Especialista do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp.
16h30 – Desenvolvimento de tecnologia e qualificação da mão de obra. Por: Marcelo Zuffo – Diretor do InovaUSP; Henrique Miguel – Secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Israel Guratti – Gerente do Depto. de Tecnologia e Política Industrial da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee); Gilberto Medeiros Ribeiro – Professor da UFMG; Augusto Cesar Gadelha Vieira – Presidente do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada e Adão Villaverde – Professor da PUC-RS.
18h – Encerramento
MAIS – E-mail secretaria@fne.org.br – telefone (11) 3113.2600 ou site do Seesp