23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Engenheiros debatem indústria de semicondutores

Data:

Compartilhe:

Data: 28 (terça). Das 13 horas às 18 horas, na sede, à rua Genebra, 25, Centro de São Paulo – ao lado da Câmara.

A Engenharia nacional defende a necessidade estratégica de se estabelecer uma indústria competitiva de semicondutores no País. Entende, para tanto, essencial  a atuação do poder público, da iniciativa privada e da academia, de modo articulado.

O seminário promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros, por meio do seu projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, visa reunir os principais atores que deverão estar engajados para traçar um panorama das demandas, obstáculos e, principalmente, possibilidades de avanços.

O presidente da Federação, Murilo Pinheiro, vê na Engenharia um dos pilares de sustentação de um projeto nacional e desenvolvimentista. Atua, para tanto, junto à base, ao empresariado produtivo, governos e ao Congresso Nacional.

Ao longo dos anos, a Agência Sindical tem acompanhado esse esforço persistente e amplo, como agora por meio do Seminário da terça, 28.

Economia – Por falta de semicondutores, em 2022, as montadoras pararam 36 vezes e deixaram de produzir 250 unidades. Este ano, os fabricantes estimam que serão 125 mil veículos a menos.

Programação

13 horas –  Recepção e credenciamento

13h30 Abertura – Participação de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

15 horasEstratégias empreendedoras, investimentos públicos e privados. Por:  José Roberto Cardoso – Coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo; Antonio Corrêa de Lacerda – economista, escritor e professor da PUC SP; Nilton Morimoto – Membro da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi); Fernando Momesso Pelai – Especialista do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp.

16h30Desenvolvimento de tecnologia e qualificação da mão de obra. Por:  Marcelo Zuffo – Diretor do InovaUSP; Henrique Miguel – Secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Israel Guratti – Gerente do Depto. de Tecnologia e Política Industrial da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee); Gilberto Medeiros Ribeiro – Professor da UFMG; Augusto Cesar Gadelha Vieira – Presidente do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada e Adão Villaverde – Professor da PUC-RS.

18h – Encerramento

MAIS – E-mail secretaria@fne.org.br – telefone (11) 3113.2600 ou site do Seesp

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....