Na segunda (13), ocorreu a eleição para a escolha do representante da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) no Seves Posto de Serviço, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O trabalhador Ricardo de Souza, que ocupa o cargo de gerente, foi eleito com seis votos válidos. A empresa possui 34 funcionários. Desses, 17 votaram, oito abstiveram-se e nove não compareceram às urnas.
Sindicato – Klebson Patrício, diretor do Sinpospetro-RJ, foi quem acompanhou o processo eleitoral e, portanto, garantiu a lisura do pleito. Vale destacar que a Cipa tem como principal função prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além do combate o assédio sexual e moral nas empresas. “Ter um Cipeiro dentro da empresa é muito importante, pois ele é o nosso interlocutor dentro do posto”.
Eleição – A empresa tem por obrigação comunicar o Sindicato o início do processo eleitoral. Os postos de combustíveis com mais de 20 trabalhadores devem realizar eleições anuais para escolher os integrantes da Cipa. Empresas com menos de 19 funcionários precisam indicar um trabalhador para fazer o curso de orientação sobre segurança e saúde. A NR-5, que estabelece a Cipa, tem como objetivo proteger a vida e promover a saúde do trabalhador.
Obrigações – O Cipeiro eleito não pode ser dispensado, arbitrariamente ou sem justa causa, até um ano após o final de seu mandato. É necessário que ele faça o curso de qualificação para conscientizar e informar os trabalhadores sobre todos os aspectos que englobam a segurança no trabalho, principalmente no que diz respeito às normas e ao uso de equipamentos de proteção.
MAIS – www.sinpospetro-rj.org.br
Com informações de Estefânia de Castro