Stap mobiliza base contra retorno das aulas em Guarulhos

Pedro Zanotti participou da live de terça (21)

O retorno às aulas durante a pandemia foi um dos temas da live de terça, 21, com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Guarulhos (Stap), Pedro Zanotti Filho.

Situada na Grande São Paulo, Guarulhos tem 1,3 milhão de habitantes, 143 escolas públicas municipais e 120 mil alunos na rede básica. Pedro diz: “Não há condição de voltar às salas de aulas. Já falamos com o prefeito e deixamos claro que somos contrários à reabertura”.

Pedro Zanotti também comentou o trabalho de mobilização feito pelo Stap pela aprovação do Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb e sua importância para a educação.

Após muita pressão do sindicalismo, o novo Fundeb foi aprovado em primeiro turno na noite desta terça (21) na Câmara dos Deputados.

TRECHOS PRINCIPAIS:

Mobilização – “Fizemos contatos com deputados e pedimos voto favorável. Nossa diretora Sara Santana esteve à frente; ela também é professora”.

Valor – “O Orçamento de Guarulhos, na Educação, está em torno de R$ 1 bilhão; destes, R$ 500 milhões vêm do Fundeb. Ou seja, 50% dos recursos totais. Há municípios em que chega a 63%. Temos 120 mil crianças na rede municipal. Só o pagamento dos professores dá em torno de R$ 32 milhões por mês. São cerca de sete mil educadores”.

Consciência – “O Servidor sabe claramente a piora que haveria sem o Fundeb. Sem esse dinheiro, seria preciso tirar recurso de outro lugar pra suprir o salário do Professor”.

Avanços – “A luta sindical obteve muitos avanços na qualidade da Educação, inclusive pra melhorar prédios e instalações. Em Guarulhos tínhamos escolas em casas; dormitórios eram salas de aula. Hoje temos CEUs e escolas grandes neste local, que é o bairro Presidente Dutra”.

Volta às aulas – “Não há condição de voltar às salas de aula. Já falamos com o prefeito e deixamos claro ser contrários à reabertura”.

Contaminação – “Participamos de um Comitê sobre o Protocolo a ser criado; mas dissemos que as aulas não devem voltar agora. Nosso medo é haver, nas escolas, um foco de contaminação”.

Enquete – “Estamos com enquete no Facebook sobre o retorno às aulas. Todo servidor deve votar, até quem não é da Educação. O resultado será levado ao prefeito Guti”.

Base – “Mesmo com todo o isolamento, estamos em contato com os Servidores. Neste mês, enviamos uma carta de prestação de contas do primeiro semestre”.

MAIS  – Acesse o site do Stap ou Facebook.