23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Tendência de ganho real se mantém

Data:

Compartilhe:

O Dieese divulgou o Boletim mensal “De Olho nas Negociações”, que revela bons resultados dos reajustes salariais, em janeiro deste ano, como também o saldo positivo de 2023.

Alta – De acordo com o levantamento, nas categorias com data-base em janeiro, 83,2% tiveram ganho acima do INPC. O Dieese tomou por base 322 campanhas salariais registradas no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego, até 5 de fevereiro.

O mesmo Boletim mostra que 13,4% dos acordos coletivos registrados ficaram iguais ao INPC acumulado – ou seja, o índice de acordos abaixo da inflação medida pelo IBGE ficou em 3,4%.

Fatores – Segundo Luís Ribeiro, técnico responsável pela pesquisa do Dieese, o bom desempenho das negociações se explica por “a política de valorização do salário mínimo, a conjuntura econômica positiva e o crescimento do PIB, que fortalecem as reivindicações das categorias.”

No que se refere a janeiro de 2024, conforme o Boletim, os aumentos reais acima do INPC foram de 83,2%. Iguais à inflação, 13,4%; menores que o INPC, 3,4%.

Sindicatos – Para Ribeiro, “com um ambiente favorável como o atual, os Sindicatos têm mais capacidade pra negociar, obter avanços nas campanhas e isso acaba por criar um círculo virtuoso.”

Setores – Os resultados por setor econômico mostram que, no início deste ano, as categorias da Indústria obtiveram ganhos reais em 89,2% das negociações. Nos Serviços, resultados acima da inflação foram observados em 82,4%. Comércio, em 72%.

Para o sociólogo do Dieese, “são desempenhos positivos, embora o mais fraco tenha sido o Comércio”. No entanto, Luís Ribeiro reitera: “Se tudo continuar como as condições atuais se mostram, o quadro das negociações coletivas tende a melhorar ao longo do ano.”

Regiões – Por Região, a melhor incidência de ganhos ocorreu no Sul, 90,4%; a menor no Centro-Oeste, 69,7%.

MAIS – Site do Dieese.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....