13.1 C
São Paulo
sábado, 14/06/2025

Tendência de aumento real de salários se mantém

Data:

Compartilhe:

O Dieese divulgou o Boletim mensal “De Olho nas Negociações”, que revela bons resultados dos reajustes salariais, em janeiro deste ano, como também o saldo positivo de 2023.

Alta – De acordo com o levantamento, nas categorias com data-base em janeiro, 83,2% tiveram ganho acima do INPC. O Dieese tomou por base 322 campanhas salariais registradas no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego, até 5 de fevereiro.

O mesmo Boletim mostra que 13,4% dos acordos coletivos registrados ficaram iguais ao INPC acumulado – ou seja, o índice de acordos abaixo da inflação medida pelo IBGE ficou em 3,4%.

Fatores – Segundo Luís Ribeiro, técnico responsável pela pesquisa do Dieese, o bom desempenho das negociações se explica por “a política de valorização do salário mínimo, a conjuntura econômica positiva e o crescimento do PIB, que fortalecem as reivindicações das categorias.”

No que se refere a janeiro de 2024, conforme o Boletim, os aumentos reais acima do INPC foram de 83,2%. Iguais à inflação, 13,4%; menores que o INPC, 3,4%.

Sindicatos – Para Ribeiro, “com um ambiente favorável como o atual, os Sindicatos têm mais capacidade pra negociar, obter avanços nas campanhas e isso acaba por criar um círculo virtuoso.”

Setores – Os resultados por setor econômico mostram que, no início deste ano, as categorias da Indústria obtiveram ganhos reais em 89,2% das negociações. Nos Serviços, resultados acima da inflação foram observados em 82,4%. Comércio, em 72%.

Para o sociólogo do Dieese, “são desempenhos positivos, embora o mais fraco tenha sido o Comércio”. No entanto, Luís Ribeiro reitera: “Se tudo continuar como as condições atuais se mostram, o quadro das negociações coletivas tende a melhorar ao longo do ano.”

Regiões – Por Região, a melhor incidência de ganhos ocorreu no Sul, 90,4%; a menor no Centro-Oeste, 69,7%.

MAIS – Site do Dieese.

Conteúdo Relacionado

Categorias rejeitam Plano de Carreira do Metrô

Trabalhadores do Metrô de São Paulo rejeitaram por ampla maioria o novo Plano de Carreira e Remuneração proposto pela empresa pública. Segunda (9), 82%...

Líder frentista cobra ministro sobre GNV

Explosões pelo Gás Natural Veicular - GNV, como a que vitimou o frentista Paulo Barbosa dos Santos, sábado (7), no Rio, podem ser evitadas....

Metalúrgicos reúnem Cipeiros e Delegados

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região convida trabalhadores e empresas para o Encontro de Cipeiros e Representantes Sindicais. Será no auditório Presidente...

Na OIT, Patah valoriza justiça e trabalho

O presidente da UGT, Ricardo Patah, representou os trabalhadores brasileiros na 113ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, Suíça.Discurso nesta quarta, 11,...

Dieese apura alimentos mais baratos

Notícia boa. Pesquisa mensal do Dieese aponta que valor do conjunto dos alimentos básicos diminuiu em 15 das 17 Capitais. De abril para maio,...