16.3 C
São Paulo
quarta-feira, 13/11/2024

Tendência de aumento real de salários se mantém

Data:

Compartilhe:

O Dieese divulgou o Boletim mensal “De Olho nas Negociações”, que revela bons resultados dos reajustes salariais, em janeiro deste ano, como também o saldo positivo de 2023.

Alta – De acordo com o levantamento, nas categorias com data-base em janeiro, 83,2% tiveram ganho acima do INPC. O Dieese tomou por base 322 campanhas salariais registradas no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego, até 5 de fevereiro.

O mesmo Boletim mostra que 13,4% dos acordos coletivos registrados ficaram iguais ao INPC acumulado – ou seja, o índice de acordos abaixo da inflação medida pelo IBGE ficou em 3,4%.

Fatores – Segundo Luís Ribeiro, técnico responsável pela pesquisa do Dieese, o bom desempenho das negociações se explica por “a política de valorização do salário mínimo, a conjuntura econômica positiva e o crescimento do PIB, que fortalecem as reivindicações das categorias.”

No que se refere a janeiro de 2024, conforme o Boletim, os aumentos reais acima do INPC foram de 83,2%. Iguais à inflação, 13,4%; menores que o INPC, 3,4%.

Sindicatos – Para Ribeiro, “com um ambiente favorável como o atual, os Sindicatos têm mais capacidade pra negociar, obter avanços nas campanhas e isso acaba por criar um círculo virtuoso.”

Setores – Os resultados por setor econômico mostram que, no início deste ano, as categorias da Indústria obtiveram ganhos reais em 89,2% das negociações. Nos Serviços, resultados acima da inflação foram observados em 82,4%. Comércio, em 72%.

Para o sociólogo do Dieese, “são desempenhos positivos, embora o mais fraco tenha sido o Comércio”. No entanto, Luís Ribeiro reitera: “Se tudo continuar como as condições atuais se mostram, o quadro das negociações coletivas tende a melhorar ao longo do ano.”

Regiões – Por Região, a melhor incidência de ganhos ocorreu no Sul, 90,4%; a menor no Centro-Oeste, 69,7%.

MAIS – Site do Dieese.

Conteúdo Relacionado

Metalúrgicos da Força fecham primeiros acordos

Os 600 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical no Estado de São Paulo fecham os primeiros acordos coletivos. Data-base é 1º de novembro. Sexta,...

Professores da Oswaldo Cruz iniciam greve

Professoras e professores das Faculdades e Colégios Oswaldo Cruz iniciam nesta terça (12) uma greve devido à falta de pagamento dos salários, atrasados há...

Consind define rumos das Campanhas Salariais da Educação

Sábado, dia 9, presidentes e delegados dos Sindicatos integrantes da Federação dos Professores do Estado de São Paulo se reuniram no auditório do Sinpro-SP,...

Transporte Forte circula

Começou a ser distribuído nesta segunda (11) o jornal Transporte Forte com as informações do acordo coletivo referente aos trabalhadores no Transporte de Valores...

Metalúrgicos terão 5,85% mais Abono

Os metalúrgicos aprovaram em Assembleia Geral na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, na Liberdade, nesta sexta, 8...