Destaco neste artigo três datas importantes à categoria metalúrgica, sendo uma delas ainda mais significativa pra toda a classe trabalhadora.
21 de abril – Dia do Metalúrgico. O Feriado Nacional reverencia a memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele é o símbolo maior da luta brasileira por autonomia e soberania.
Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira. O movimento ganhou força contra o abuso da Coroa Portuguesa ao cobrar impostos sobre o ouro extraído pelos brasileiros. A revolta combatia a “Lei da Derrama”.
Mas os Inconfidentes também queriam tornar o Brasil independente do reino português. Portugal estava em decadência e, para manter o luxo Real, explorava cada vez mais o trabalho do povo brasileiro.
Tiradentes (e outros companheiros) foi preso, enforcado e teve seu corpo esquartejado. Para aterrorizar a população, salgaram seus restos mortais e pregaram em postes na então Vila Rica, hoje Ouro Preto.
Por ser sido também ferreiro, ele foi escolhido como patrono dos Metalúrgicos.
30 de abril – A data marcará os 62 anos do nosso Sindicato. O aniversário terá cerimônia em nossa sede, com entrega de medalhas aos sócios mais antigos e de comenda, in memoriam, a um ex-diretor do Sindicato e a outro metalúrgico, que foi nosso assessor.
São eles: José Dilton Braga da Silva (Vanuza) e Carliucio Souza Santos (Chitão). Todos os nossos sócios estão convidados. Vanuza se destacou nas lutas metalúrgicas e no programa de apoio a desempregados. O também metalúrgico Chitão, além da assessoria para nossa entidade, escreveu seu nome no esporte amador de Guarulhos.
Dia do Trabalhador – Outra data de peso é o 1º de Maio. Ela faz referência aos “mártires de Chicago”. Em 1886, aqueles companheiros comandaram greve pela jornada de oito horas – na época, a jornada chegava até a 16 horas, levando os operários ao esgotamento.
A polícia local reprimiu o protesto, prendeu grevistas e vários deles foram levados a julgamento. Como a Justiça era muito influenciada pelo poder econômico, alguns foram condenados à morte – daí nasceu a expressão “Mártires de Chicago”.
Aquele acontecimento marcou fundo as lutas obreiras e a data do 1º de Maio veio a ser institucionalizada Dia dos Trabalhadores.
Este ano o 1º de Maio será na praça Campo de Bagatelle, Zona Norte de São Paulo, entre os metrôs Armênia e Santana. Participarão Centrais Sindicais, Sindicatos, Federações e Confederações. Haverá música e sorteio de 10 veículos – Polo zero km. Os cupons para o sorteio podem ser retirados na sede e subsedes do Sindicato, como também no Clube de Campo.
O evento, porém, terá forte marca sindical. As bandeiras principais são redução da jornada de trabalho, fim da escala 6×1 e igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função. E um fato importantíssimo pra classe trabalhadora foi o projeto que o Presidente Lula apresentou ao Congresso Nacional que isenta o pagamento de Imposto de Renda pra quem ganha até R$ 5 mil.
Um abraço.
Josinaldo José de Barros (Cabeça) é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.