Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta (6), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mantém na liderança pela disputa eleitoral, com 45% das intenções de voto. O atual presidente, Jair Bolsonaro, segue com 31%.
Na sequência, figuram o ex-ministro Ciro Gomes, com 6%, seguido do deputado André Janones e a senadora Simone Tebet (2% cada) e Pablo Marçal (1%). Felipe d’Avilla, José Maria Eymael, Leonardo Péricles, Luciano Bivar, Sofia Manzano e Vera Lúcia não pontuaram.
Estimulado – O petista poderia ser eleito ainda no primeiro turno, dia 2 de outubro, de acordo com a pesquisa estimulada – aquela que dá as opções para respostas. A soma de todos os demais candidatos é 42%. Para que o pleito seja decidido em apenas um turno, é preciso que um dos postulantes receba 50% dos votos válidos, mais um.
Cenários – A Genial/Quaest também aponta que Lula pode vencer todos os demais pré-candidatos em caso de disputa no segundo turno. Contra Bolsonaro (34%), ele marcaria 53%. Já contra Ciro (25%), o petista teria 52%. Enquanto que contra Simone Tebet (20%), o ex-presidente anotaria 55%.
Metodologia – A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com duas mil entrevistas realizadas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A confiança dessa pesquisa é de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobe o protocolo BR-01763/2022. Clique aqui e veja os principais resultados.