21.8 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Debates e palestras marcam Mês do Economista

Data:

Compartilhe:

Debates e palestras marcam Mês do Economista, profissão que foi legalizada em 13 de agosto de 1951, governo Vargas. Em janeiro de 1935 foi criado o sindicato. Hoje, a categoria se organiza também nos Conselhos (Corecon) regionais e o Nacional – Confecon.

O Conselho paulista é presidido por Pedro Afonso Gomes, que já presidiu o Sindicato da categoria. Ele informa que o Estado de São Paulo, formalmente, tem registrados 17 mil profissionais. Mas o número total, em atividades diversas, está perto de 160 mil bacharéis em Ciências Econômicas.

Ciclo de palestras celebram o mês do economista

Influentes junto à opinião pública e ambiente acadêmico, os economistas também escrevem muitos livros. “É uma característica da nossa atividade, desde os clássicos, passando por publicações acadêmicas ou registros de tendências setoriais e dados de segmentos”, diz Pedro Afonso. Um livro recente mostra empresas que adotam práticas antirracistas.

Atualmente 50% dos profissionais registrados nos Conselhos trabalham em seus escritórios, principalmente como consultores. O segundo segmento empregador é o mercado financeiro. Maioria no setor é masculina. Porém, as mulheres são 52% dos cargos no mercado formal.

Para marcar o mês do Economista, Sindicato e Conselho têm promovido debates, que reúnem nomes de peso como Luiz Gonzaga Beluzzo, Roberto Macedo e outros.

Congresso Paulista de Economia

Em setembro, 8 e 9, acontecerá o Congresso Paulista de Economia, que analisará as condições gerais do Estado e conjunturas setoriais.

Para Pedro Afonso Gomes, a prioridade do próximo governo é gerar empregos. Mas ele ressalva: “Precisamos criar um ambiente favorável aos negócios e que dê segurança para os investimentos privados. Essa responsabilidade é de todos os agentes econômicos, mas especialmente cabe ao governo”.

MAIS – Os conteúdos das palestras e debates podem ser vistos no Youtube pelo no Canal  TV Economista.

LEIA TAMBÉM:

PRESENÇA SINDICAL NAS ARCADAS

GOVERNADOR ELOGIA SABESP

LULA NA VOLKS PROMETE REDUZIR IR SOBRE SALÁRIO

FRENTISTAS DO ESPÍRITO SANTO VOTAM HOJE E AMANHÃ

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP conquistam em dose dupla

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...