15.2 C
São Paulo
quinta-feira, 28/08/2025

Metalúrgica elogia Lei e se diz honrada com Lula

Data:

Compartilhe:

As trabalhadoras se lembrarão do dia 3 de julho de 2023 como data histórica. Nesse dia, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 1.085/2023, que garante igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função.

O encontro reuniu 800 mulheres de todo o País, na Base Aérea, Brasília. Uma delas era Raquel de Jesus, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região (Grande SP).

Baiana de Monte Santo, operadora de máquina na Bristol, Raquel se diz feliz honrada com a oportunidade. “Sou uma mulher simples. Considero uma honra participar de evento dessa importância com o presidente do meu País. É muito bom saber que temos na Presidência alguém que pensa no povo e não menospreza as mulheres”, comenta.

Integrante do Departamento Feminino do Sindicato, Raquel de Jesus comenta: “A igualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres sempre foi bandeira do sindicalismo e do nosso Sindicato, ao longo dessas seis décadas de existência”.

Raquel também está feliz por ter conseguido entregar a Lula a Revista alusiva aos 60 anos do Sindicato, celebrados em 30 de abril. “O ambiente estava lotado, mas mesmo assim consegui dar a ele um exemplar da nossa Revista”, ela conta.

História – O Projeto de Lei 1.085/2023 foi anunciado por Lula em 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. O Presidente articulou e o Congresso Nacional rapidamente votou a matéria.

Lares – Raquel de Jesus ressalta a importância da Lei. Segundo a dirigente, “hoje, 48% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres”. Para ela, a paridade salarial ajudará a elevar a renda dessas trabalhadoras e de suas famílias, já que, na prática, são chefes da casa.

Desafio – Segundo a baiana, que chegou em Guarulhos em 2008 e começou a trabalhar em fábrica no mesmo ano, a tarefa agora é fazer a Lei 1.085 ser cumprida nas empresas. Ela afirma: “O patronato precisa entender que o tempo da discriminação já passou. Quanto ao sindicalismo, devemos ir à luta pra que a lei saia do papel”.

MAIS – Clique aqui e acesse estudo do Dieese sobre o tema.

Conteúdo Relacionado

Dieese aponta ganhos reais de 76,4% em julho

Boletim “De olho nas negociações” apura ganho real em 76,4% dos acordos em julho - iguais ao INPC foram 8,4%; 15,2% ficaram abaixo da...

Agentes de trânsito cobram Adicional

O Sindviários, que representa agentes de trânsito no Estado de SP, enviou ofícios à CET-SP, CET-Santos e Emdec-Campinas. Sindicato cobra pagamento já do Adicional...

Metroviários de São Paulo vão às urnas

Eleições nos Metroviários de São Paulo vão até sexta (29). Sócios podem votar na sede (à Rua Padre Adelino, 700, Belém) ou em uma...

Metalúrgicos da Força iniciam campanha

Terça (27) foi dado o pontapé inicial da campanha salarial dos 700 mil metalúrgicos e metalúrgicas do Estado de São Paulo.Data-base é 1º de...

TVT cresce e se consolida

060606A TVT - TV dos Trabalhadores completou 15 anos no sábado (23). A concessão, há muito pleiteada por setores sindicais mais ligados à CUT,...