20.9 C
São Paulo
sábado, 17/01/2026

Frentistas aprovam moções de luta

Data:

Compartilhe:

Terminou sexta (25) o VI Encontro Nacional dos Frentistas, em Brasília, com a aprovação de moções que representam compromissos de lutas da categoria para o próximo período. O evento aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília.

As moções aprovadas rechaçam as tentativas de implantação do self-service nas bombas, a exigência de idade mínima para aposentadoria especial e o combate a todas práticas antissindicais.

Os cerca de 130 de sindicalistas que participaram do Encontro também reafirmaram a luta pela regulamentação da categoria e apontaram a necessidade de ampliar o debate sobre propostas de reforma na estrutura sindical.

Pauta – Durante dois dias (quinta e sexta) foram abordadas questões relacionadas à realidade a categoria, que atualmente é composta por mais de 500 mil trabalhadores em todo o País. Pariticparam dos debates líderanças sindicais, políticas, representantes das Centrais e do Diap.

A regulamentação da profissão, as inovações tecnológicas e as bombas de combustível automatizadas foram alguns temas abordados. Para contribuir nas análises, as mesas trouxeram também especialistas do Diap, das Centrais Sindicais e das assessorias jurídicas de nossas entidades.

Profissão Frentista – Sobre a Regulamentação da categoria profissional dos frentistas, o Encontro decidiu que será encaminhada aos parlamentares federais uma moção pública, pedindo a aprovação da proposta conforme o previsto no Projeto de Lei 3299/2021.

No encerramento, o presidente da Fenepospetro, Eusébio Pinto Neto, celebrou os resultados. “Nossa federação sai mais forte deste debate. Daqui para frente, o objetivo é garantir mais participação da base em todas as decisões importantes para a categoria,” resumiu.

Organizado pelas federações Nacional e Estadual paulista (Fenepospetro e a Fepospetro), o evento, segundo Eusébio, resultou de um trabalho contínuo de parceria com as entidades filiadas. O dirigente diz: “Queremos construir propostas que gerem mais avanços nas lutas da categoria e que, ao mesmo tempo, permitam aprimorar o sistema de gestão da Federação,” ele explica.

DocumentoClique aqui e leia.

Leia também:

Encontro de Frentistas mostra prestígio

Otimismo marca encontro de Frentistas

Para lideranças, Encontro Nacional fortalece lutas dos frentistas

 

 

Conteúdo Relacionado

SindForte divulga conquistas e chama eleições

Diretores do SindForte, Sindicato que representa trabalhadores no transporte de valores e escolta armada, já distribuem nas bases o mais recente jornal “Transporte Forte”....

Frentistas de SP definem e encaminham pauta

Quarta (14), os 18 Sindicatos de trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo reuniram-se na Federação paulista (Fepospetro) para definir a...

SECSP participa de ação social na Vai-Vai

No próximo dia 17, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo estará presente em uma grande ação social promovida pelo projeto PASSOS (Projeto de...

Artur propõe unidade sindical nas eleições

O sindicalismo está preocupado com as eleições deste ano. Para tanto, já se mobiliza visando conter o avanço da direita, do bolsonarismo e de...

Manoel Fiel Filho será homenageado em ato

No próximo dia 19 (segunda-feira), um grande evento reunirá sindicalistas, entidades e ativistas pró-democracia para homenagear Manoel Fiel Filho, trabalhador metalúrgico assassinado há 50...