8.9 C
São Paulo
quarta-feira, 25/06/2025

Agência Nacional do Petróleo vai qualificar frentistas

Data:

Compartilhe:

Representantes dos trabalhadores, de donos de postos de combustíveis e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), se reunirão, nesta terça (10). Durante o encontro os representantes das entidades vão elaborar esboço do projeto de capacitação de frentistas.

O diretor do SINPOSPETRO-RJ, Vinicius Mendonça, participa da comissão, que organizará o curso. Os postos vão treinar os frentistas para identificar produtos adulterados.

De acordo com o Superintendente de Fiscalização da ANP, Francisco Nelson Castro Neves, o projeto, que terá início no estado Rio de Janeiro, visa criar um ambiente de trabalho mais seguro para o frentista.

A primeira turma será composta por 100 frentistas, que transmitirão o aprendizado adquirido para os colegas de trabalho. O curso didático terá aulas práticas e on-line.

Os trabalhadores receberão um certificado de qualificação da ANP.

O presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Eusébio Pinto Neto, afirma: “A qualificação vai valorizar a mão de obra nos postos de combustíveis. O diálogo no setor é fundamental para a criação de um laboratório capaz de atender os 43 mil postos de combustíveis em todo o País”.

Teste

O curso ensinará o frentista a aplicar o teste de colorímetro na gasolina e no álcool hidratado.

O teste, composto por três substâncias misturadas ao combustível, custa cerca de R$ 20,00. Se o combustível estiver adulterado com metanol, ele apresentará a cor azul.

Com um único kit, é possível testar mais de 5 mil litros de combustível.

Metanol

O uso do metanol como combustível é considerado ilegal devido à sua elevada toxicidade.

Ao contrário do benzeno presente na gasolina, que também é tóxico, o metanol tem uma absorção mais rápida pelo organismo.

O contato com o metanol, que está presente no combustível, pode causar intoxicação.

Denúncia

A multa por adulteração de combustíveis pode chegar a R$ 5 milhões.

Em caso de reincidência, a empresa poderá ter a sua autorização revogada de forma definitiva, além de os sócios ficarem proibidos de atuar no mercado por cinco anos.

Você pode fazer denúncias de irregularidades no mercado de combustíveis à ANP pelo telefone 0800 970 0267.

Mais – https://sinpospetro-rj.org.br/

Conteúdo Relacionado

Sindicatos e prefeito de Guarulhos dialogam

O sindicalismo de Guarulhos (Grande São Paulo) busca ampliar seu leque de ações. Para tanto, na tarde desta terça (24) reuniu-se com o prefeito...

Comerciários fazem Mutirão da Diversidade

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realiza quarta (25), das 9 às 16 horas, o segundo Mutirão da Diversidade. Iniciativa tem o apoio...

Vargas Netto fala aos professores

O mais experiente, e completo, consultor sindical brasileiro, João Guilherme Vargas Neto, participa do programa “Encontros Literários”, do Sinpro-SP, mês de junho. Ele foi...

Líder frentista pede cuidado com o gás GNV

O Gás Natural Veicular (GNV) atrai muitos motoristas, especialmente taxistas e outros que utilizem cotidianamente seus veículos. Seu grande apelo é o custo, bem...

Patah lamenta recuo sobre trabalho aos feriados

O Ministério do Trabalho e Emprego oficializou na quarta (18) novo adiamento relativo à Portaria nº 3.665/2023, que trata das regras para o trabalho...