17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Agência Nacional do Petróleo vai qualificar frentistas

Data:

Compartilhe:

Representantes dos trabalhadores, de donos de postos de combustíveis e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), se reunirão, nesta terça (10). Durante o encontro os representantes das entidades vão elaborar esboço do projeto de capacitação de frentistas.

O diretor do SINPOSPETRO-RJ, Vinicius Mendonça, participa da comissão, que organizará o curso. Os postos vão treinar os frentistas para identificar produtos adulterados.

De acordo com o Superintendente de Fiscalização da ANP, Francisco Nelson Castro Neves, o projeto, que terá início no estado Rio de Janeiro, visa criar um ambiente de trabalho mais seguro para o frentista.

A primeira turma será composta por 100 frentistas, que transmitirão o aprendizado adquirido para os colegas de trabalho. O curso didático terá aulas práticas e on-line.

Os trabalhadores receberão um certificado de qualificação da ANP.

O presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Eusébio Pinto Neto, afirma: “A qualificação vai valorizar a mão de obra nos postos de combustíveis. O diálogo no setor é fundamental para a criação de um laboratório capaz de atender os 43 mil postos de combustíveis em todo o País”.

Teste

O curso ensinará o frentista a aplicar o teste de colorímetro na gasolina e no álcool hidratado.

O teste, composto por três substâncias misturadas ao combustível, custa cerca de R$ 20,00. Se o combustível estiver adulterado com metanol, ele apresentará a cor azul.

Com um único kit, é possível testar mais de 5 mil litros de combustível.

Metanol

O uso do metanol como combustível é considerado ilegal devido à sua elevada toxicidade.

Ao contrário do benzeno presente na gasolina, que também é tóxico, o metanol tem uma absorção mais rápida pelo organismo.

O contato com o metanol, que está presente no combustível, pode causar intoxicação.

Denúncia

A multa por adulteração de combustíveis pode chegar a R$ 5 milhões.

Em caso de reincidência, a empresa poderá ter a sua autorização revogada de forma definitiva, além de os sócios ficarem proibidos de atuar no mercado por cinco anos.

Você pode fazer denúncias de irregularidades no mercado de combustíveis à ANP pelo telefone 0800 970 0267.

Mais – https://sinpospetro-rj.org.br/

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....