12.8 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

Dia da Consciência Negra é feriado em SP

Data:

Compartilhe:

O dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, se tornou feriado estadual com a sensação da Lei 17.746, de autoria do deputado estadual Teonilio Barba (PT). A medida foi publicada em Diário Oficial no dia 13 de setembro e passa a valer já a partir deste ano.

Em justificativa a criação da Lei, Barba afirma ser essencial reconhecer a importância de Zumbi dos Palmares e outros personagens negros da história. O objetivo do dia é levantar reflexões a respeito do valor e contribuição da comunidade negra no País. A data está incorporada no calendário escolar de São Paulo desde 2003.

Cidades como São Paulo, Campinas e Santo André já aderiam o dia da Consciência Negra como feriado. Até então cabia aos municípios decretarem feriado ou não, agora a paralisação é obrigatória. Estados como Amazonas, Amapá, Alagoas, Mato Grosso e Rio de Janeiro já considerava a data como feriado.

Feriado Nacional – o Projeto de Lei que torna o dia da Consciência Negra um feriado nacional está em tramitação. Proposta foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Trabalho – Por lei, os funcionários devem ser dispensados. Caso precisem trabalhar o dia deve ser pago em dobro ou compensado com folga. Para servidores federais a data não será ponto facultativo. Servidores estaduais ou municipais dependem da decisão de cada governo.

História – Instituído no Brasil em novembro de 2011 pela Lei 12.519, faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder Quilombo dos Palmares, que comandou a resistência dos negros contra a escravidão. Tornou-se data para relembrar a luta dos negros contra a opressão no País.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...