O sindicalismo, como toda atividade humana, tem sua linguagem própria, termos e expressões típicas. Mas isso tudo dá um livro? Dá mais. Dá um dicionário.
É o que fez o Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos) nos anos 80 e refaz, agora, com a versão online do “Dicionário da Atividade Sindical” – já está disponível para download gratuito no site www.dieese.org.br
A nova publicação contém 100 verbetes que traduzem termos técnicos ou típicos utilizados por dirigentes, assessores e militantes, no dia-a-dia da atividade sindical. Pra facilitar a consulta, o material está organizado em grupos temáticos, em ordem alfabética.
Victor Pagani, diretor de Relações Sindicais do Dieese, explica: “Esse Dicionário é uma ferramenta que visa melhorar a comunicação do movimento sindical com a sociedade, imprensa e os trabalhadores, em situações cotidianas, como negociações ou ações judiciais”.
Mudanças – A publicação digital é uma versão ampliada e atualizada da antiga obra do Dieese “Dicionário de Campanha Salarial”, de 1986.
Mas, afinal, o que mudou na linguagem sindical nos últimos 37 anos?
Pagani explica: “Ocorreu uma ampliação dos termos que são objetos de ação do movimento sindical. Nos anos 1980, o contexto era de inflação alta e o foco das atividades sindicais estava nas campanhas salariais. Nos anos 1990, os Sindicatos ampliaram seu raio de ação e, com isso, surgiram novos termos e expressões”.
Formação – Pagani destaca a importância da publicação para o sindicalismo em geral. Ele afirma: “O Dicionário é uma grande contribuição, especialmente para ajudar a formar uma geração nova, que se interessa pelo mundo do trabalho”.
Mais – Site do Dieese – www.dieese.org.br